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O contributo do portefólio para as aprendizagens dos alunos do 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Pimentel, Inês Margarida Cunha

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4483

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Avaliação formativa; Portefólio; Aprendizagem; Desenvolvimento; 1º Ciclo do ensino básico; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Formative assessment; Portfolio; Learning; Development; 1st Cycle of basic education


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

A avaliação que orienta o percurso escolar e que apoia e certifica as aquisições dos alunos não deve ser entendida apenas como catalogadora do aluno numa determinada escala, mas também como um meio que tem como objetivo apoiar e sustentar a atividade pedagógica. Assim, este projeto de investigação procura compreender de que forma o portefólio, enquanto instrumento de avaliação formativa que possibilita a autoavaliação e a autorregulação, contribuiu para o processo de aprendizagem de todos os alunos. Este estudo insere-se numa abordagem qualitativa com metodologia próxima da investigação-ação e tem como objetivo apresentar, interpretar e analisar todo o processo de construção, dinamização e utilização do portefólio, em sala de aula, realizado tanto pelos alunos como pelo professor. Nesta perspetiva, dá também a conhecer as ideias e as evoluções dos alunos ao longo desse processo. Neste estudo participaram os 24 alunos da turma de 4º ano de escolaridade do contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a professora cooperante. A análise dos resultados obtidos permite encarar com otimismo a utilização e o contributo do portefólio para a aprendizagem, pois a tomada de consciência e o controlo dos processos cognitivos por parte de cada aluno parecem contribuir para a melhoria das aprendizagens ao nível da escrita, da capacidade de organização e reflexão, assim como para o desenvolvimento de competências propostas pelo currículo. O estudo mostra que o portefólio evidencia-se como um contexto privilegiado para a atribuição de feedback aos alunos, assim como um instrumento de desenvolvimento profissional para o professor.

The assessment that guides the educational background and supports and certifies student achievement should not only be understood as cataloging the student in a particular scale, but also in a way that aims to support and sustain the educational activity. Therefore, this research project seeks to understand how the portfolio as a tool for formative assessment and self-assessment that enables self-regulation contributed to the learning process for all students. This study is part of a qualitative approach to research methodology next-action and aims to present, interpret and analyze the whole process of construction, promotion and use of the portfolio in the classroom carried by the students as the teacher too. Thus, gives also to know the ideas and developments of students through this process. This study involved the 24 students of the 4th grade in the context of stage III, under the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education and the cooperating teacher. The analysis of the results allows to face with optimism the use of the portfolio and the contribution to learning, as the awareness and control of cognitive processes by each pupil seems to contribute to the improvement of learning at the level of writing, organizational skills and reflection, as well as skills development proposed by the curriculum. The study shows that the portfolio emerges as a privileged context for the students’ feedback attribution, as well as a tool for professional development for teachers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Jorge
Contributor(s) Repositório Comum
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