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Supervisão Clínica de Estudantes de Formação Pós-Graduada em Enfermagem em Unidade de Cuidados Intensivos

Author(s): Silva, Paulo Jorge Ventura da

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/50034

Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto

Subject(s): Educação Baseada em Competências; Ensino de Enfermagem; Estágio Clínico; Supervisão Clínica; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem


Description

A Supervisão Clínica é um processo formal de acompanhamento das práticas que visa promover o desenvolvimento profissional, a proteção da pessoa e a segurança dos cuidados, através de processos de reflexão e análise da prática clínica. A Supervisão Clínica assume um papel primordial na formação em Enfermagem, nomeadamente em contexto pós-graduado, pois proporciona condições para o desenvolvimento dos estudantes e facilita o desenvolvimento de competências, contribuindo para a qualidade e segurança das práticas. A reflexão sobre a formação pós-graduada em enfermagem é crucial para a evolução da qualidade da mesma, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em contexto clínico. Este estudo teve por finalidade analisar a perceção dos estudantes de formação pós-graduada em Enfermagem Médico-Cirúrgica sobre a Supervisão Clínica, no decurso dos estágios em Unidade de Cuidados Intensivos, para o desenvolvimento das suas competências enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A questão de investigação que orientou o estudo foi: Qual perceção dos estudantes de formação pós-graduada em Enfermagem Médico-Cirúrgica sobre a Supervisão Clínica, no decurso dos estágios em Unidade de Cuidados Intensivos, para o desenvolvimento das suas competências enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica? Adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, com a participação de oito enfermeiros, que concluíram a formação pós-graduada em Enfermagem Médico-cirúrgica. Como técnica de colheita de dados optou-se pelo focus group, e elaborou-se um guião de entrevista, para explorar as experiências dos participantes. A análise dos dados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, proposta por Bardin. Da análise emergiram diversas subcategorias, que foram agregadas em diferentes categorias que compuseram os seguintes domínios de investigação: “Perceção sobre o acolhimento”, “Perceção sobre o estágio”, “Supervisão em uso”, “O supervisor clínico do contexto”, “O supervisor clínico desejado”, “Ambiente de aprendizagem”, “Contributos da Supervisão Clínica em Enfermagem para a formação pós-graduada”, e “Desenvolvimento da proficiência em UCI”. Concluiu-se que as perceções dos estudantes de formação pós-graduada em Enfermagem Médico-Cirúrgica, em relação ao acolhimento, ao ambiente de aprendizagem, e suas experiências durante o estágio na Unidade de Cuidados Intensivos, estão relacionadas com a Supervisão Clínica disponibilizada, a qual influencia a aprendizagem e desenvolvimento das competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Clinical Supervision is a formal process of monitoring practices aimed at promoting professional development, safeguarding individuals, and ensuring the safety of care through reflection and analysis of clinical practice. Clinical Supervision plays a crucial role in nursing education, particularly in postgraduate contexts, as it provides conditions for student development and facilitates the acquisition of skills, contributing to the quality and safety of practices. Reflection on postgraduate nursing education is crucial for its quality evolution, especially concerning the development of common and specific skills of the specialist nurse in a clinical context. The purpose of this study is to analyze the perception of postgraduate students in Medical-Surgical Nursing regarding Clinical Supervision during internships in Intensive Care Units, for the development of their skills as Specialist Nurses in Medical-Surgical Nursing. The research question guiding the study was: What is the perception of postgraduate students in Medical-Surgical Nursing about Clinical Supervision during internships in Intensive Care Units for the development of their skills as Specialist Nurses in Medical-Surgical Nursing? We adopted a qualitative exploratory and descriptive approach with the participation of eight nurses who completed postgraduate training in Medical-Surgical Nursing. The data collection technique chosen was the focus group, and an interview guide was developed to explore the participants' experiences. Data analysis followed the content analysis methodology proposed by Bardin. Several subcategories emerged from the analysis, which were grouped into different categories composing the following research domains: "Perception of reception," "Perception of the internship," "Supervision in practice," "The clinical supervisor in the context," "The desired clinical supervisor," "Learning environment," "Contributions of Clinical Supervision in Nursing to postgraduate education," and "Proficiency development in ICU." It was concluded that the perceptions of postgraduate students in Medical-Surgical Nursing regarding reception, the learning environment, and their experiences during the internship in the Intensive Care Unit are related to the provided Clinical Supervision, which influences the learning and development of skills in Medical-Surgical Nursing.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pires, Regina Maria
Contributor(s) Repositório Comum
CC Licence
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