Document details

O efeito da ingestão de um café com e sem canela na glicémia pós prandial em adultos saudáveis

Author(s): Fernandes, Sara Raquel Soares

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5108

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Glicémia pós-prandial; Polifenóis; Canela; Café


Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Nutrição Clínica

Introdução: A canela é uma das especiarias mais conhecidas e de uso generalizado. Estudos anteriores demonstraram que a sua ingestão reduz tanto a glicemia pós-prandial como os níveis de stress oxidativo, o que parece estar subjacente à resistência à insulina. A maioria dos estudos sobre a canela procura verificar seus efeitos em doentes diabéticos de tipo 2, mas estudos em indivíduos saudáveis são raros.

Objetivos: Observar se existe diferença entre os valores de glicemia pós-prandial em dois grupos após a ingestão de um café expresso com 1g de canela e após a ingestão de um café expresso simples. Além disso, pretendeu-se analisar a atividade antioxidante do pau-de-canela e do café; e determinar se os níveis de antioxidantes variam com a presença de canela no café.

Materiais e Métodos: Este estudo, realizado em indivíduos saudáveis do distrito de Aveiro, onde ao longo de 2 horas, foi monitorizada a sua glicémia, antes e depois da ingestão de um café com canela. Através dos métodos de FRAP e ABTS foi quantificada a presença de compostos fenólicos e avaliada a capacidade antioxidante. Após recolha, os dados foram analisados estatisticamente por análise multivariada com recurso ao software SPSS.

Resultados e Discussão: Apesar de não existirem diferenças da glicémia entre o grupo experimental e controlo, os resultados sugerem que a adição de 1 g de canela ao café expresso diminuiu os níveis de glicémia entre os momentos T30 e T90. Para além disso, verificou-se que a capacidade antioxidante destes dois alimentos mostrou ser elevada, sugerindo um possível efeito sinérgico.

Conclusão: A canela parece ter efeito sobre os níveis de glicémia mas depende da dose ingerida e da duração do ensaio clínico. A capacidade antioxidante da canela burmanii demonstrou ser elevada especialmente quando combinada com café expresso.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Paula Cardoso
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents