Author(s): Monteiro, Ricardo José Sobral
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5325
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): Engenharia; Ensino; Professor; Macatrónica; Aprendizagem; Tecnologia; MEEC
Author(s): Monteiro, Ricardo José Sobral
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5325
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): Engenharia; Ensino; Professor; Macatrónica; Aprendizagem; Tecnologia; MEEC
Dissertação de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Ramo Eletromecânica
A apresentação do presente relatório visa a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores — área de especialização em Eletromecânica, de acordo com o estabelecido no regulamento para obtenção do Grau de Mestre por Licenciados "Pré-Bolonha" da ESTSetúbal, que abrange as licenciaturas de cinco anos com, pelo menos, cinco anos de experiência profissional. Optei por dividir o relatório em quatro capítulos principais, sendo que o primeiro se reportará à apresentação resumida do Curriculum Vitae, nomeadamente na componente académica e na componente profissional. O segundo apresentará a caracterização e análise da atividade profissional desenvolvida e outras funções inerentes à profissão e a sua relação com os objetivos deste relatório, assim como uma descrição do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores — área de especialização em Eletromecãnica. O terceiro terá como objetivo demonstrar as competências desenvolvidas dando ênfase aos que apresentam maior cariz profissional, permitindo assim demonstrar a evolução das aptidões adquiridas. Finalmente o quarto capítulo apresentará dois casos de estudo em que participei, e que têm o objetivo de demonstrar o processo de identificação de problemas reais e a respetiva análise, discussão, investigação e desenvolvimento que culminaram na apresentação de soluções técnicas na área da Engenharia. Em jeito de conclusão é feita uma análise crítica sobre o caminho que percorri até aqui e, naturalmente, uma reflexão sobre o que me poderá trazer o futuro profissional, considerando não só as opções que por ora me são apresentadas, mas também os alvos que ainda pretendo alcançar. Estes quatro capítulos fazem parte da tentativa de uma constante reflexão crítica e projetiva, no sentido de compreender quais as implicações das atividades que fui desenvolvendo ao longo da minha carreira, a fim de continuar a desenvolver as minhas competências e a melhorar a minha intervenção como docente e profissional.