Document details

A infografia e os seus princípios

Author(s): Rodrigues, David Alexandre Campos Caçote

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5791

Origin: Instituto Politécnico de Tomar

Subject(s): Infografia; Informação; Comunicação; Jornalismo visual; Género jornalístico


Description

A infografia é um objecto da comunicação que deriva dos termos info, de informação e grafia, de imagem. Desde sempre os conceitos info e grafia estiveram interligados aos parâmetros da função e da forma que a infografia pode encaminhar, tornando as opções e escolhas de cada infografista complexas e mais ainda determinantes tendo em vista sempre a singularidade de cada leitor dentro do seu público-alvo. A necessidade de transmitir informação complexa, desorganizada e sem estrutura de uma forma que o leitor compreenda obriga a que a infografia seja criada baseando- -se na máxima da clarificação da mensagem divulgada, onde o leitor (receptor da mensagem) tem assim acesso à percepção da mensagem no seu total com o mínimo de perdas. Para se alcançar a máxima de transmitir informação valiosa e interessante ao leitor é necessário obter conhecimentos sobre os princípios da própria comunicação, base elementar na partilha de conhecimentos entre indivíduos, além da necessidade de compreender os processos cognitivos do público-alvo. Neste relatório exponho um apanhado de teorias e conceitos sobre esses princípios anteriormente mencionados e métodos e formas de comunicar informação através da utilização da infografia. A conexão da leitura e estudo com a realização do estágio, ainda mais a consulta da opinião de outros profissionais, resultaram na obtenção de uma maior profundidade de saber correspondente ao meio sectorial da infografia.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira, Luís Filipe Cunha; Santos, Isabel Monteiro Freire; Simões, Paulo Jorge Alcobia
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents