Author(s):
Alves, Adelaide Maria Jacinto
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5884
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): Educação visual e tecnológica; Espaço; Apropriação do espaço escolar; Preservação do espaço escolar; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Visual and technological education; Space; Ownership of school space; Preservation of school space
Description
Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
O trabalho que agora apresentamos insere-se no estudo da problemática da apropriação e preservação do espaço escolar. O objecto de estudo a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, enquanto promotora de uma relação que potencie a intervenção dos alunos nesse mesmo espaço, servindo como agente para a sua apropriação e preservação. Tendo como opção metodológica a investigação-acção, pretende-se perceber se existiu uma alteração no comportamento e no relacionamento dos alunos com o espaço escolar, após a intervenção proporcionada pela disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Neste contexto procurou-se: i) identificar a importância que tem para os alunos a participação em projectos de intervenção no espaço escolar; ii) contribuir para que os alunos preservem esse mesmo espaço. Provindo do trabalho pedagógico “Escola, um espaço a encontrar”, cujo teor se centra numa intervenção estética no átrio do bloco B, da escola sede, do Agrupamento de Escolas El-Rei D. Manuel I em Alcochete, encetada por uma turma de 6º ano, pretendeu-se: i) contribuir para que os alunos respeitem os espaços escolares; ii) contribuir para que os alunos preservem o trabalho dos colegas. Os resultados deste estudo apontam para a importância que os alunos põem na tónica da proximidade que sentiram com o espaço escolar através desta actividade, denotando-se uma maior tendência para a preservação do mesmo. Partindo da análise dos resultados apresentam-se as conclusões do estudo, limitações e implicações educativas, perspectivando-se novos caminhos de investigação.
The work that now falls within the present study the question of ownership and maintenance of the school. The object of study the discipline of Visual and Technological Education, as a promoter of a relationship that enhances the involvement of students in that space, serving as agent for the ownership and preservation. Having as a methodological option action research, we intend to see if there was a change in behavior and students' relationship with the school after the intervention provided by the discipline of Visual and Technological Education. In this context we sought to: i) identify the importance for students to participate in projects of intervention in the school, ii) help students to preserve this space. Coming from the pedagogical work "School, a place to find" content, which focuses on aesthetic intervention in the lobby of Block B, the school's headquarters, the Group of Schools King D. Manuel I in Alcochete, initiated by a group of 6th year, aimed to: i) to help students meet the school premises, ii) help students to preserve the work of others. The results of this study indicate the importance that students put emphasis on the closeness they felt with the school through this activity, indicating a greater tendency to preserve the same. Based on the analysis of the results we present the findings, limitations and implications for education, looking ahead to new avenues of research.