Document details

Simetria: na interface entre a arte e a matemática: de que forma as aprendizagens sobre novas culturas, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria?

Author(s): Matos, Joana Gaudêncio

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5893

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Simetria; Arte Islâmica; Transversalidade; Educação visual; Matemática; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Symmetry; Islamic art; Transversality; Visual education; Mathematics


Description

Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Este estudo aborda a problemática da transversalidade do conceito de simetria nas áreas disciplinares da Matemática e da Educação Visual no 3º ciclo do Ensino Básico e visa compreender se a exploração da arte e de novas culturas possibilita o desenvolvimento do conceito de simetria por parte dos alunos, de uma forma mais dinâmica. Utilizando como metodologia a Investigação-Acção, pretende-se perceber de que forma a exploração de novas culturas e a abordagem da sua arte, poderão contribuir para o desenvolvimento do conceito de simetria dos alunos. Neste sentido procura-se; i) Identificar e perceber se os alunos já tinham adquirido o conceito de simetria; ii) Compreender como os alunos desenvolvem os conhecimentos sobre simetria; iii) Compreender se os alunos aplicam correctamente esses conceitos; iv) Identificar o conceito de simetria no final da intervenção. A fase de intervenção orientou-se pelos seguintes objectivos: i) Identificar características da arte de diferentes povos e culturas (Arte Islâmica); ii) Contribuir para a compreensão do conceito de simetria; iii) Contribuir para que os alunos sejam capazes de identificar estes conceitos nos objectos artísticos da Arte Islâmica; iv) Contribuir para que os alunos consigam aplicar o conceito de simetria, numa produção plástica própria. Pretende-se com este estudo, contribuir para o enriquecimento das práticas lectivas das disciplinas de Educação Visual e de Matemática, recorrendo à arte como recurso de transmissão, descoberta e caminho para novas aprendizagens.

This study is based on the transversally issue of the symmetry concept in areas of the 3rd cycle like Maths and Visual Education. It aims at understanding whether art’s exploration and new cultures allow the development of symmetry, in a more dynamic way as far as students are concerned. Using as methodology the investigation-action and it is aimed at realising to what extent the exploration of new cultures and the approach of its art would contribute for the development of students’ symmetry concept. Thus, I try to : i) identify and understand if pupils had already achieved the symmetry concept; ii) realise how pupils develop their knowledge on symmetry; iii) realise how correctly pupils direct this knowledge; iiii) identify the symmetry concept in the end of the application. The application phase was based on the following goals: i) identifying characteristics from different peoples and cultures forms of art; ii) Contributing for the knowledge on the symmetry concept; iii) contributing in such a way that the pupils would be able to identify these concepts in Islamic Art objects; iv) contributing in such a way that pupils would apply the symmetry concept in a plastic work by themselves. Through this study, I intend to contribute for the enrichment of teaching methods and approaches in areas such as Visual Education and Maths in order to help teachers, improve their skills having art as the basis of the transmission of new knowledge.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pires, João
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents