Document details

Caracterização da relação entre maus-tratos e delinquência e das crenças sobre a violência em jovens do concelho de Moura

Author(s): Ragageles, Rute I.

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6224

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Maus tratos; Delinquência; Crenças; Violência


Description

Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal

O presente estudo empírico tem como principais objetivos verificar se a relação entre maus-tratos e delinquência (e.g. Brezina, 1998; Falshaw, 2005) se replica no concelho de Moura (Baixo Alentejo) e caracterizar as crenças sobre a violência em crianças e jovens deste concelho.

Para cumprir estes objetivos foram realizados dois estudos. O Estudo 1 visa concretizar os objetivos relativos aos maus-tratos e delinquência e a amostra (N=102) foi obtida a partir da consulta de processos de promoção e proteção da CPCJ de Moura, em execução desde 2012.

O Estudo 2 com o objetivo de verificar se as crenças que legitimam o recurso à violência sobre crianças e jovens se encontram nos jovens da presente amostra (N=13) à qual foi aplicada a Escala de Crenças da Criança sobre a Violência (ECCV) (Sani,2003).

Verificou-se que os tipos de maus-tratos mais comuns em crianças e jovens do concelho de Moura são a negligência, seguida da exposição a modelos de comportamento desviante, sendo que a negligência se encontra mais associada ao sexo masculino e a exposição a modelos de comportamento desviante ao sexo feminino. Relativamente à relação entre maus-tratos e comportamentos delinquentes, esta não se replicou pois a maioria das vítimas de maus-tratos não apresenta comportamentos delinquentes.

Quanto às crenças sobre a violência, estas prendem-se principalmente com a etiologia da violência e os determinantes individuais, sendo que o sexo masculino apresenta médias superiores ao sexo feminino em todos os fatores da ECCV. Conclui-se então que as crianças e jovens de Moura manifestam algumas das crenças encontradas em estudos anteriores (e.g. a violência ocorrida em casa tem de ser resolvida em casa; a forma como os pais tratam os filhos só a eles lhe diz respeito).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Neves, Ana Cristina Sabino Pestana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents