Document details

Relação pedagógica na creche e jardim-de-infância: clima apoiante

Author(s): Luiz, Sara de Jesus

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6308

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Relação pedagógica; Clima de apoio; Aprendizagem; Creche; Jardim-de-infância; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Pedagogical relationship; Supportive climate; Learning; Nursery; Kindergarten


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Este projeto de investigação denominado “A Relação Pedagógica na Creche e Jardim-de-Infância – Clima Apoiante” tem como finalidade essencial verificar quais as posturas e atitudes do educador que propiciam o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Assim, serão evidenciadas as estratégias que visam proporcionar um clima apoiante, incluindo a postura do educador, as relações estabelecidas com as crianças e a organização do espaço como influência no clima proporcionado. Este estudo assenta na abordagem da investigação-ação, empregando como instrumentos de recolha de informação a observação-participante das práticas educativas e a análise documental dos projetos de sala. O projeto foi desenvolvido com base em dois contextos de estudo, que correspondem às instituições onde se realizaram os estágios, no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, pertencentes ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, respetivamente nas valências de creche e jardim-de-infância. Este estudo permitiu concluir que a relação pedagógica e o apoio do adulto à criança são valorizados, evidenciando-se nas práticas educativas analisadas. Contudo, ainda existem situações pontuais em que este aspeto é descurado.

This research project called “The Pedagogical Relation in Nursery and Kindergarten - Support Climate” has the main purpose check which educators postures and attitudes provide the development and learning of children. So, strategies will be apparent that aimed promote a support climate, including the position of educator, the established relationships with the children and the organization of space as influence on climate. This study is based on action research approach, employing as instruments of information collection the participant observation of educational practices and the class projects review. The Project was developed based in two study contexts, which consist with the institutions where the stages were performed, on scope of curriculum units Stage I and Stage II, belonging studies plan of course, respectively in valences of nursery and kindergarten. This investigation allowed concludes that pedagogical relationship and the support from adult to the child are valued, evidencing in educational practices analyzed. However, there are still occasional situations in that this aspect is neglected.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Augusto
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents