Document details

Brincar na creche e no jardim de infância

Author(s): Ferra, Flávia Patrícia Carvalho

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6481

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Brincar; Creche; Jardim de infância; Investigação; Aprendizagem; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Play; Daycare; Kindergarten; Investigation; Learning


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar

O presente projeto de investigação tem como objetivo compreender o modo como as educadoras cooperantes agiam relativamente ao brincar. Através deste trabalho será visível a reflexão realizada através da investigação-ação e todos os processos envolventes, como a interpretação de informações que foram recolhidas nos dois contextos de estágio. Este estudo irá apresentar características qualitativas dos fenómenos educativos, assim, o planeamento e análise de informações ocorrerá ao longo de toda a investigação. Este trabalho visa reconhecer uma metodologia qualitativa por apresentar um plano flexível. Pretendi assim, valorizar o brincar das crianças através das intervenções realizadas e das informações obtidas através da observação participante. Os contextos de estudo foram realizados nas instituições de creche e jardim de infância onde decorreram os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os participantes deste estudo foram as educadoras participantes e as crianças que fizeram parte do processo de investigação e de aprendizagem.

The current investigation project, has as an objetive to understand and interpret the conceptions and perspetives of the caretakers when it comes to playtime and what this represents as building blocks for their professional experience towards both children asn the daycare centers. With this work, it will be visible the analysis done through action and research, the envolving procedures and also all the information interpretation that came from both contexts of the internship. This study will present qualitative characteristics of educational phenomena. Thus, the planning and analysis of information will occur throughout the investigation. The methodologies used in this investigation turn out to be qualitative because they have a flexible plan. The student wanted to stress the importance of playing in children, and through both intervention and information gathering from participating observation as well as questioning the caretakers present at the institutions. The study context was done at the children daycare institutions, where the interships took place as required by the Pre-School Education Masters Degree. The participating subjects were the caretakers and the children, both part of the process of investigation and learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Augusto
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents