Document details

Monitorização, ao longo de 12 meses, dos teores de peróxidos, aldeídos e clorofila de azeites virgem extra, monovarietais e de mistura, produzidos em Portugal e armazenados em 4 diferentes condições

Author(s): Serrano, Liliana de Jesus Ligas

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6617

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Azeite; Peróxidos; Aldeídos; Clorofila


Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Segurança Alimentar e Saúde Pública

Neste trabalho estudou-se a variação de 6 parâmetros químicos do azeite virgem extra, ao longo de 12 meses, sob quatro condições de armazenamento. Para isso,seleccionaram-se 10 amostras de azeite de virgem extra, representativas das principais regiões produtoras de Portugal, sendo 5 monovarietais, das variedades Arbequina, Cobrançosa, Galega, Picual e 5 de mistura.

Os azeites foram recolhidos directamente nos locais de produção, entre Novembro de 2012 e Janeiro de 2013. No laboratório da Egas Moniz, as amostras foram acondicionadas em frascos de vidro e armazenadas em quatro condições: (1) à temperatura controlada a 4ºC, em frasco âmbar e no escuro (4ºC); (2) à temperatura controlada 22-26ºC, em frasco âmbar e sob luz artificial (FELA); (3) à temperatura controlada 22-26ºC, em frasco incolor e sob luz artificial (FILA); (4) à temperatura ambiente não controlada, em frasco incolor e sob luz natural (FILN).

Os parâmetros índice de peróxidos, índice de anisidina e teor de clorofila foram analisados bimestralmente enquanto os parâmetros tocoferóis totais, índice de iodo e índice de acidez foram analisados com intervalos maiores e variados. Para o índice de peróxidos os tempos médios, em meses, estimados para atingir o valor máximo de 20 meq O2/kg, nas condições 4ºC, FELA, FILA e FILN, foram de 16, 12, 8 e 9, respectivamente.

Para o índice de anisidina, não se observaram alterações significativas no valor característico de cada amostra, nas 4 condições estudadas. No teor de clorofila, as condições a 4ºC no escuro e FELA, não alteraram as quantidades iniciais de modo significativo. A condição FILA favoreceu o decréscimo dos teores de clorofila, havendo azeites mais sensíveis que outros. Na condição FILN,as amostras apresentaram valores correspondentes a 58% do teor inicial, já no 2º mês de armazenamento.

Em relação ao índice de iodo e aos tocoferóis totais, verificou-se uma tendência de decréscimo, sobretudo na condição FILN. Todas as amostras mantiveram o índice de acidez inferior a 0,8 durante os 12 meses deste estudo.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morais, Zilda
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents