Author(s):
Rodrigues, Filomena Débora Freitas
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1159
Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Subject(s): Universidade; Educação especial; Ensino Superior; Inclusão; Necessidades educativas especiais; Reino Unido; Espanha; Portugal; Papel do professor; Inclusão; Universidade inclusiva; Investigação; Psicologia da Educação; .; Centro de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
A presente investigação tem como objetivo principal contribuir para a reflexão e sensibilização das NEE no Ensino Superior, através da sistematização da investigação científica realizada em Portugal, nos últimos anos. Pretende-se, assim, contribuir para um maior conhecimento desta realidade no nosso país. Para o efeito, procedeu-se a um levantamento bibliográfico dos documentos disponíveis na área das NEE no ES em três bases de dados: RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal); B-On (Biblioteca de Conhecimento Online) e o motor de busca Google. Após a consulta das bases de dados, foram encontrados trinta e cinco documentos, distribuídos em oito Teses (seis Teses de Mestrado e duas Teses de Doutoramento), onze artigos em Revista (dez artigos em Revista Nacional e um artigo em Revista Internacional), quinze Documentos em Conferência e um Capítulo de Livro. Os dados recolhidos permitem perceber que, paulatinamente, a questão das NEE no Ensino Superior tem despertado o interesse dos investigadores, sendo uma área onde a possibilidade e necessidade de mais estudos é uma realidade.