Document details

A supervisão pedagógica na coordenação dos departamentos curriculares: estudo de caso numa escola básica da RAM

Author(s): Matos, Fabiana Isabel Marques Cardoso Andrade de

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1223

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Ciências da educação; Ensino Básico; Profissão docente; Supervisão de professores; Relação professor-supervisor; Avaliação; Desempenho docente; Escolas reflexivas; Pedagogias; Experiências; Currículos; Coordenadores de departamentos; Estudos de caso; Escola Básica; RAM; Educação; Supervisão pedagógica; Coordenador do departamento curricular; Professores; Escola reflexiva; Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A presente investigação visou averiguar o papel do Coordenador dos Departamentos Curriculares, tentando descortinar se no desempenho das suas funções emergem atitudes que se enquadram no paradigma da Supervisão Pedagógica e determinar as características que estas revestem. A pesquisa, com carácter de estudo de caso, centrou-se numa escola pública dos 2.º e 3.º ciclos, localizada no norte da Ilha da Madeira e todos os docentes que a integravam foram selecionados para sujeitos deste estudo. Para além da pesquisa documental e bibliográfica, concebemos como instrumentos de recolha de dados a entrevista, direcionada aos Coordenadores dos Departamentos Curriculares e ainda o inquérito por questionário que foi aplicado aos restantes professores da escola. O emprego simultâneo dos paradigmas qualitativo e quantitativo constituíram a forma mais adequada de apresentar e analisar os dados obtidos recorrendo a uma triangulação de modo a garantir a fidelidade dos resultados. Verificou-se que o Coordenador do Departamento Curricular é percecionado pelos docentes e simultaneamente se autoperceciona como um agente de Supervisão visto que acompanha, orienta, monitoriza e avalia o trabalho desenvolvido por aqueles, ao mesmo tempo que interfere na vida da organização escolar. Para os docentes o pleno exercício deste papel pressupõe a assunção de alguns requisitos, tais como, o saber escutar, partilhar, mediar, cooperar e encorajar bem como a posse de uma formação específica.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira
Contributor(s) DigitUMa
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