Document details

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Alves, Eva Cácia Rodrigues

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1231

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Ciências da educação; Investigação-acção; Trabalho de projeto; Intervenção pedagógica; Práxis In Locus; Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Lombada; Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Achada; Pedagogia; Educação; Ensino-aprendizagem; Prática pedagógica; Identidade profissional; Docente; Estágios pedagógicos; Relatório; Pressupostos teóricos e metodológicos; Educação Pré-escolar; Ensino Básico 1.º Ciclo; Percurso pedagógico; Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A elaboração do presente relatório representa o culminar de uma etapa em que se visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende assim, revelar um aglomerado de experiências e desafios vivenciados ao longo de um determinado período de tempo em duas instituições educativas. O percurso pedagógico de formação inicial docente, relatado ao longo do presente relatório, teve como auge os estágios decorridos na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada. As práticas pedagógicas supramencionadas desenvolveram-se na turma do 3.º ano B, entre outubro e novembro de 2014, e na Sala Laranja, com crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, entre abril e junho de 2015. O Relatório de Estágio abarca diversos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e orientaram a práxis desenvolvida em contextos que apresentavam particularidades económicas e socioculturais. Estes pressupostos são fundamentais a todo o profissional da educação, na medida em que este deve deter um conjunto de saberes teóricos e práticos que são indissociáveis e que se complementam. Em ambas as valências foram desenvolvidos projetos de investigação-ação, que se caraterizam pelo seu caráter cíclico e contínuo, com o objetivo de se constatarem aspetos que influenciavam o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Surgiram, então, as seguintes questões: Como desenvolver competências de escrita nas crianças do 3.º ano de escolaridade? e Como desenvolver competências sociais e morais em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos?, na valência do 1.º CEB e do Pré-Escolar respetivamente. Todo o trabalho desenvolvido ao longo das práticas pedagógicas tiveram como base uma reflexão constante, com o intuito de estimular as potencialidades de ambos os grupos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, José Paulo Gomes
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents