Document details

Prática desportiva e sucesso escolar de moças e rapazes no ensino secundário

Author(s): Soares, Jorge Alexandre Pereira ; Antunes, Hélio Ricardo Lourenço ; Aguiar, Célia Fernanda dos Santos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1340

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Prática desportiva; Sucesso escolar; Género; Ensino Secundário; Sport practice; Academic success; Gender; High school; .; Faculdade de Ciências Sociais


Description

O objetivo do estudo foi verificar a relação entre a prática desportiva e o sucesso escolar de jovens que frequentavam o ensino secundário. Foram inquiridos por meio de um questionário anônimo 490 moças (59%) e 341 rapazes (41%) da Madeira, Portugal, isto é, 9,5% do universo. Os resultados revelam que as moças têm maior sucesso escolar do que os rapazes e as que praticam desporto têm taxas de retenção significativamente inferiores às dos rapazes, particularmente no setor federado. O sucesso escolar dos jovens que praticam desporto na escola não é diferente daqueles que praticam no setor federado. As modalidades mais praticadas pelos alunos foram o futebol, o basquetebol e o voleibol, porém não se verificou que a modalidade estivesse associada ao sucesso escolar.

The objective of the study was to identify the relationship between sport and academic success of young attending secondary school. A sample of 831 (9.5%) students were surveyed through a questionnaire, 490 girls (59%) and 341 boys (41%) of Madeira, Portugal. In general, the results show that girls have a higher academic achievement than boys. Female athletes have school failure rates significantly lower than boys, particularly at the federated sector. The academic success of young that play sports in school sector is no different from students who play sports in federated sector. The sports most practiced by young students were football, basketball and volleyball. However, the sport was not a variable that was associated with the change in rates of academic success of students.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents