Document details

A literatura de cordel como meio de alfabetização em classe multisseriada: um estudo de caso na Escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda Poços, Quixabeira, Bahia

Author(s): Castro, Éden Santos de

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1657

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Inovação pedagógica; Educação do campo; Classe multisseriada; Literatura de cordel; Educational innovation; Education field; Multiseriate class; Twine literature; Brasil; Ciências da Educação - Inovação Pedagógica; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este trabalho resulta de uma investigação que pretendeu compreender como acontece a alfabetização em classe multisseriada através da leitura e produção de literatura de cordel na Escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda Poços, município de Quixabeira. O mesmo refletiu sobre a contribuição desta ação pedagógica para a formação de alunos da modalidade de Educação do Campo, buscando, na análise deste fenômeno, caracterizá-lo ou não como inovação pedagógica. Para isso, foi necessário também discutir sobre as possibilidades e desafios da ação docente em classes multisseriadas, bem como analisar como a literatura de cordel pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e expressão nos alunos de uma classe multisseriada e perceber de que maneira a literatura de cordel, introduzida na metodologia de uma classe multisseriada, pode contribuir como potencializadora da aprendizagem. Através de um estudo de caso que contou com a observação participante, entrevistas abertas e a coleta e análise de artefatos produzidos pelos sujeitos da pesquisa e após perceber que o trabalho pedagógico numa classe multisseriada com literatura de cordel possibilita a construção curricular não-seriada da escola, a interdisciplinarização, a exploração de temáticas atuais, a construção da linguagem de forma contextualizada, a democratização da escolha dos conteúdos, o estímulo à leitura e à produção textual e o desenvolvimento da oralidade e das capacidades de expressão conclui-se que esta prática apresenta evidências de inovação pedagógica e pode ser considerada como tal, pois provocou uma mudança na cultura escolar local a partir de uma transformação paradigmática fincada no protagonismo dos alunos, passando a professora a atuar como orientadora, coadjuvante no processo.

This study results from an investigation that seeks to understand how it happens literacy in multisseriate class by reading and twine literature production at Escola Manoel Inácio dos Santos, Farm Poços, municipality of Quixabeira. The same reflected on the contribution of this pedagogical action for the training of students of Field Education mode, seeking, in the analysis of this phenomenon, characterize it or not as a pedagogical innovation. For this, we must also discuss the possibilities and challenges of teaching activities in multigrade classes, and analyze how the twine literature can contribute to the development of reading skills, writing and expression in students a multiseriate class and realize that way to twine literature, introduced the methodology of a multiseriate class can contribute to learning potentiator. Through a case study that included participant observation, open interviews and the collection and analysis of artifacts produced by the research subjects and after realizing that the pedagogical work in multiseriate class with twine literature enables the curriculum construction of school non-serial, the interdisciplinarity, the exploration of current issues, the construction of contextualized language, the democratization of the choice of the contents, the encouragement of reading and textual production and the development of oral communication and expression capabilities is concluded that this practice presents evidence of pedagogical innovation and can be considered as such, since caused a change in the local school culture from a paradigmatic transformation thrust into the role of students, passing the teacher to act as guiding, supporting the process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brazão, José Paulo Gomes; Wolff, Eliete Ávila
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents