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Motivações e expetativas: uma análise de professores de educação física em mobilidade no movimento desportivo associativo

Author(s): Rodrigues, Ana ; Soares, Jorge ; Antunes, Hélio

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/2146

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Expetativas; Mobilidade; Professores; Satisfação; Associação desportiva; Expectations; Mobility; Satisfaction; Teachers; Sport association; .; Faculdade de Ciências Sociais


Description

Este estudo pretende caraterizar as expetativas dos professores em regime de mobilidade das escolas para as organizações desportivas e analisar a relação entre as caraterísticas demográficas, profissionais, natureza do projeto e aspetos organizacionais com as expetativas dos professores. Participaram no estudo 102 professores avaliados através de questionário. Aproximadamente dois em cada três desempenham funções nas organizações, no mínimo há três anos, assumindo funções de treino (41.8%), direção técnica (33.7%) e de gestão desportiva (24.4%). As principais razões reportadas para optarem pela mobilidade foram: a possibilidade de desenvolver funções de acordo com as suas competências; o compromisso pela competição desportiva e pela gestão e liderança de projetos. O reportar “expectativas defraudadas” foi associado a fatores organizacionais como sejam: os conflitos, a relutância em aceitar novas ideias por parte da Direção da organização, o não ser devidamente reconhecido pela estrutura organizacional e às alterações do projeto de mobilidade inicialmente definido, sem motivo aparente.

This study aims to identify the motives and teachers' expectations of school’s mobility scheme for sports organizations and examine the relationship between demographic characteristics, professional nature of the project and organizational aspects with the expectations of teachers. A total of 102 teachers participated in the study, surveyed through a questionnaire about their motivations and expectations. Out of three teachers, two hold positions in sports organizations for at least three years, namely sport training (41.8%), sport technical direction (33.7%) and sports management (24.4%). The main reasons of teachers reported for mobility were: the possibility of developing roles according to their skills; the commitment for sport competition and management and project leadership. The report "unfulfilled expectations" was associated with organizational factors, namely conflicts within organization, reluctance to accept new ideas from the organization board, do not see the work recognized by the organizational structure, and changes made in the project, without apparent reasons for that.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) DigitUMa
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