Author(s): Silva, Elsa Maria Nunes da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/300
Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Subject(s): .; .; .; .; .; .; .; .; .; Centro de Artes e Humanidades
Author(s): Silva, Elsa Maria Nunes da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/300
Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Subject(s): .; .; .; .; .; .; .; .; .; Centro de Artes e Humanidades
O trabalho que agora se apresenta centra-se no domínio das relações que se estabelecem entre o modo de narrar de O Delfim, de José Cardoso Pires, e a narração tipicamente cinematográfica. Com efeito, tentamos demonstrar como a forma particular com que naquela obra literária se produz o efeito de uma intermutabilidade dos conteúdos da consciência se obtém em grande parte dessa adopção de procedimentos da gramática e da textura fílmicas, nomeadamente das formas espaciais e temporais do filme e da montagem técnica. O código cinematográfico, ao colaborar, em O Delfim, na expressão de uma temporalidade diversa e inovadora mais conforme à organização do pensamento e da subjectividade, auxiliando-o na representação da modificação perceptiva tão peculiar à arte moderna, surge assim como uma fonte de renovação, permitindo ao texto literário em análise ultrapassar a natureza conceptual e monódica do seu material expressivo.
Universidade da Madeira