Document details

O currículo social no autismo: um estudo de caso múltiplo

Author(s): Mota, José Carlos Costa da

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/3612

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Autismo; Escola; Currículo; Flexibilidade curricular; Son-Rise; Autism; School; Curriculum; Curricular flexibility; Ciências da Educação, Especialidade em Currículo e Inovação Pedagógica; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

O trabalho plasmado neste documento revela a investigação realizada durante um semestre no ano letivo 2016/2017 numa Unidade de Ensino Estruturado do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família com prolongamento nas observações durante o ano letivo 2017/2018. A investigação centrou-se na área do Autismo, fazendo-se uma incursão pelo Universo da Educação Especial como base de todo o processo educativo. As problemáticas relacionadas com o Autismo têm vindo a ganhar mais protagonismo devido ao facto de haver maior consciencialização para a causa, sobretudo no crescente interesse ao redor do tema. Novas terapias, melhores intervenções precoces e maior informação/formação dos profissionais estão na génese deste crescimento. No meio das propostas que nos surgem, o Son-Rise Program (SRP) posiciona-se na vanguarda das novas alternativas pedagógicas e terapêuticas na abordagem à intervenção e tratamento dos sujeitos portadores de perturbações do espectro do autismo (PEA); A transposição das premissas que sustentam o SRP para a escola é o objetivo principal, dando continuidade aos vários estudos que já foram realizados. Sendo um programa iminentemente familiar, o que se pretendeu com esta investigação foi criar, implementar e avaliar a pertinência de um currículo social escolar com base nos conceitos inscritos no Modelo de Desenvolvimento do SRP. No fundo, pretendeu-se desmitificar a ideia pré-concebida de que o autismo é irrevogável, contribuindo para novas visões sobre o tema e alargando o horizonte destes sujeitos com perspetivas de futuro reais com vista a uma maior autonomia pessoal e social. O trabalho realizado focou-se num Estudo de Caso Múltiplo recorrendo à Observação direta participante. Para tal foram utilizados como instrumentos de recolha de dados: o Diário de Bordo (observação direta); Questionários a docentes especializados a exercer ou que tenham exercido atividade no Funchal e Entrevistas Semiestruturadas junto de famílias e/ou profissionais que se identificam com o SRP.

The work in this document reveals the research carried out during one semester in the academic year 2016/2017 in a Structured educational unit in Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Famíliawith extra time on the findings during the academic year 2017/2018. The research is centered in Autism area, making an incursion through the Universe of Special Education, as a basis for all the educational process. Issues related to Autism have been gaining an important protagonism due to a major conscious on the cause, especially related to the increased interest in the subject. New therapies, better early childhood intervention and major information/training of professionals are in the genesis of this growing. Among some proposals that emerge, the Son-Rise Program (SRP) is in the vanguard of new pedagogical and therapeutic alternatives in the approach to intervention and treatment of people with autism spectrum disorders(ASD); Transposition of the assumptions that underpin the ASD for school is the main goal, continuing the many studies that have been conducted. Being an imminently family program, what is intended with this research is to create, implement and assess the relevance of a social school curriculum, based on the concepts in the ASD Development Model. Basically, it is intended to demystify the preconceived idea that autism is irrevocable, contributing to new insights on the subject and widening the horizon of these people with future real prospects, in order to achieve a greater personal and social autonomy. The work focused on a Multiple case study using action research. Were used as data collection instruments: the logbooks (direct observation); Questionnaires to specialized teachers to exercise or have exercised in Funchal and Semisstructured Interviews with families and/or professionals who identify with the SRP.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Kot-Kotecki, Ana França
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents