Document details

Relatório de estágio de mestrado

Author(s): Jardim, Maria Zulay dos Santos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/363

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Identidade docente; Percurso metodológico; Intervenção educativa; Pré-escola; Primeiro Ciclo do Ensino Básico; Madeira (Portugal); .; Centro de Ciências Sociais


Description

O presente relatório retrata o percurso de estágio, etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). O estágio foi realizado nas duas valências por um período total de 200 horas em interação direta com as crianças. A intervenção educativa no Pré-Escolar foi efetivada na sala Pré-B da Escola Básica com Pré-Escolar de Ladeira e Lamaceiros e no 1.º Ciclo na sala 1.º A da Escola Básica com Pré-Escolar do Galeão, respetivamente. No relatório conjugam-se as opções que tomei para a minha ação como resultado dos pressupostos teóricos aprendidos e do meu conjunto de crenças no diz respeito à educação. A explanação da intervenção educativa nas duas valências é acompanhada por pequenas reflexões, uma vez que construção da identidade profissional, enquanto docente, tem por base reflexividade. Esta é determinante realizar uma intervenção de qualidade, uma vez que ao adequar prática educativa segundo os interesses necessidades das crianças, privilegiar a sua participação ativa no processo educativo é fundamental para o sucesso da aprendizagem.

Universidade da Madeira

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brazão, José Paulo Gomes
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents