Document details

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Oliveira, Milene Maria Ornelas

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/386

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Pré-escola; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Planificação; Avaliações e reflexões; .; Centro de Ciências Sociais


Description

O presente relatório surge da minha intervenção pedagógica durante o estágio realizado no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório serão referidos os contextos de cada uma das instituições de educação e ensino, as metodologias e intervenções realizadas junto das crianças, da comunidade e famílias1, bem como uma reflexão final para cada uma das componentes do estágio. No decorrer do relatório são apresentadas as planificações, avaliações e reflexões realizadas durante o estágio sobre a minha intervenção pedagógica junto dos grupos de crianças de ambos os estágios. O grupo de crianças da componente do estágio na educação Pré-Escolar é constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade enquanto o segundo grupo, da componente do estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico é constituído por 21 alunos, com idades compreendidas entre os oito e os onze anos. Os trabalhos realizados na componente do Pré-Escolar incidiram, sobretudo, nas diferenças de género, nos quais verificamos a alteração de alguns comportamentos de algumas crianças. Na componente do 1.º Ciclo do Ensino Básico os trabalhos incidiram sobre a cooperação na sala de aula, na qual os alunos aumentaram a cooperação entre si na execução das atividades.

Universidade da Madeira

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, Guida Reis Rodrigues
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents