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Afirmações dos estudantes sobre pessoa transexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e na Universidade da Madeira (Portugal)

Author(s): Brazão, José Paulo Gomes ; Dias, Alfrancio Ferreira

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/4464

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Academia; Educação; Diversidade; Pessoa transexual; Universidade da Madeira; Academy; Education; Diversity; Transexual people; .; Faculdade de Ciências Sociais


Description

Este artigo apresenta uma análise do conceito de pessoas transexuais, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que a maioria dos ex-estudantes da UMa bem como como os da UFS conhecem e valorizam o conceito de pessoa transexual, centrado na construção/ reconstrução subjetiva da identidade. Existe na maioria dos ex-estudantes da UFS uma forte consciência dos constrangimentos acerca da vivência da transexualidade motivada pela influência de padrões sociais estereotipados. Isso é justificado pela experienciação de contextos sociais predominantemente paternalistas, com tabus sobre esta temática. Comparando os resultados, regista-se um envolvimento maior dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussão do conceito de pessoa transexual. As respostas dos ex-estudantes na Universidade da Madeira confirmam menor adesão a essa iniciativa.

This article presents an analysis of the concept of transexual people, in the course of a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on "University students' voices on sexual and gender diversity, its relationship with coeducation and pedagogical innovation." In methodological terms a qualitative approach was adopted, with the application of a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a short video framing the theme. Content analysis was performed on the data obtained. The compared results show that most of the former students of UMa as those of UFS know and value the concept of transexual people, centered on the subjective construction/reconstruction of identity. There is in most of the former students of UFS a strong awareness of the constraints about the experience of transexuality motivated by the influence of stereotyped social standards. This is justified by the experience of social contexts predominantly patronizing, with taboos on this theme. Comparing the results, there is a greater involvement of the former students of the Universidade Federal de Sergipe in the discussion of the concept of transexual people. The answers of the former students at the University of Madeira confirm a lower adherence to this initiative.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) DigitUMa
CC Licence
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