Document details

Construção e validação de uma escala de avaliação da consciência de carreira para a infância

Author(s): Jorge, Lúcia Maria das Neves

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/448

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Escala de avaliação de consciência de carreira para a infância; Desenvolvimento e planeamento de carreira; .; Centro de Artes e Humanidades


Description

Este estudo visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Desenvolvimento Vocacional na Infância, através da construção de uma escala teórica que seja capaz de avaliar a consciência de Carreira dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. As bases conceptuais para a construção do instrumento assentam nas nove dimensões do modelo teórico do Desenvolvimento de Carreira na Infância de Super (1990): curiosidade, exploração, informação, figuras de referência, interesses, locus de controlo, perspectiva de tempo, autoconceito e capacidade de planeamento. O objectivo principal desta investigação consiste na construção e validação da escala. A construção inicial da escala, incluindo a geração e o exame dos itens envolveu três peritos vocacionais da área da Psicologia, um pertencente ao Departamento de Psicologia da Universidade da Madeira e os outros, à Direcção Regional de Educação. Este estudo pressupôs uma revisão da literatura acerca do desenvolvimento vocacional na infância, procurando fazer uma análise aos modelos conceptuais com maior representatividade neste campo. Pretende dar sustentação à importância da integração progressiva desta orientação, no contexto educativo e fomentar a discussão e reflexão acerca da importância da educação para a carreira a partir da infância, nomeadamente a partir do primeiro ciclo do ensino básico, através da realização de actividades de exploração vocacional, desenvolvidas de forma transversal ao currículo escolar. Estas visam o desenvolvimento de competências de responsabilidade, autonomia, auto-estima, sociabilidade, hábitos de trabalho, planeamento do futuro e tomada de decisão, indispensáveis às escolhas conscientes e realistas.

Universidade da Madeira

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents