Author(s):
Fernandes, Márcio Pedro Serrado
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/492
Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Subject(s): Ensino; Artes visuais; Diário gráfico; Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário; .; Centro de Artes e Humanidades
Description
Não é novidade que o Diário Gráfico está conotado, desde sempre, com as artes e com as atividades criativas. Foi, e continua a ser, usado por artistas, como espaço pessoal de ensaio, experimentação e liberdade. Recentemente, foi-lhe atribuída cada vez mais importância como ferramenta pedagógica, essencial no ensino das artes plásticas. Este trabalho reflete o resultado de uma experiência de aplicação do Diário Gráfico no ensino. A partir da análise, reflexão e debate das práticas pedagógicas implementadas na disciplina de Oficina de Artes com a turma 13 do 12º ano da escola secundária Francisco Franco, foi possível criar uma reflexão, onde se procura estimular a utilização do Diário Gráfico e demonstrar o seu potencial criativo, no papel de ferramenta didática. Abordar o Diário Gráfico de um ponto de vista pedagógico-didático, obriga a alguma particularização dos métodos e estratégias, este trabalho reflete esse processo, e apresenta de forma detalhada, um relato que poderá de futuro servir de guia a propostas de trabalho semelhantes.
Universidade da Madeira