Document details

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Viveiros, Rosária da Conceição Cardoso

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/680

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Intervenção pedagógica; Educação Pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Pedagogia participativa; Indentidade; Investigação-ação; Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; .; Centro de Ciências Sociais


Description

O presente relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em educação préescolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Espelha uma panóplia de experiências vivenciadas no desenrolar da intervenção pedagógica, nas valências de Pré-Escolar e 1.º Ciclo, na EB1/PE da Pena e na EB1/PE do Galeão, respetivamente. Na sua essência, congrega pressupostos teóricos e metodológicos que, norteados por indagações e sucessivas reflexões, lutaram por um modo de fazer pedagogia participativa e democrática. Em momento algum, obstante aos direitos, à voz e à participação ativa e cooperativa das crianças no desenvolvimento de competências como a autonomia e o pensamento crítico. Assim, e salvaguardando uma quadriga em termos de estrutura, o corpus do trabalho alerta-nos inicialmente para a postura docente face à flexibilidade do currículo que, não fazendo economia da metodologia de investigação-ação, procurou orientar a praxis que aqui se apresenta. E porque as crianças constituíram o cerne de todo este percurso não deixou de as caraterizar, bem como a comunidade contextualizar. O seu desfecho conta com relatos de um trajeto formativo, próprios de uma identidade pessoal e profissional inacabada, em permanente edificação e com sede de novas aventuras…

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brazão, José Paulo Gomes
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents