Author(s):
Brazão, José Paulo Gomes
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/850
Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira
Subject(s): Tecnologias da informação e da comunicação; Perspectiva sociocultural; Inovação pedagógica; .; Centro de Ciências Sociais
Description
O debate sobre o uso contextualizado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) não tem sido suficiente para uma visão educacional integradora das TIC na sala de aula e tem originado uma certa angústia entre os professores. A implementação das TIC ganha frequentemente o enfoque tecnológico / técnico subestimando o trabalho educacional mais vasto, situando-o entre o ensino tradicional e o “reinventar” de estratégias, como uma nova pintura para óculos de lentes gastas pelo uso secular do mestre-escola. Neste artigo pretendo explanar o resultado de uma investigação etnográfica, que considera três dimensões para o desenvolvimento das TIC, perspectivadas para a inovação pedagógica. Um caminho possível para os professores, preocupados em actualizar o seu trabalho pedagógico.