Document details

Tecnologias de informação e comunicação em contexto pedagógico: um olhar sociocultural para o uso dos weblogs

Author(s): Brazão, José Paulo Gomes

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/850

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Tecnologias da informação e da comunicação; Perspectiva sociocultural; Inovação pedagógica; .; Centro de Ciências Sociais


Description

O debate sobre o uso contextualizado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) não tem sido suficiente para uma visão educacional integradora das TIC na sala de aula e tem originado uma certa angústia entre os professores. A implementação das TIC ganha frequentemente o enfoque tecnológico / técnico subestimando o trabalho educacional mais vasto, situando-o entre o ensino tradicional e o “reinventar” de estratégias, como uma nova pintura para óculos de lentes gastas pelo uso secular do mestre-escola. Neste artigo pretendo explanar o resultado de uma investigação etnográfica, que considera três dimensões para o desenvolvimento das TIC, perspectivadas para a inovação pedagógica. Um caminho possível para os professores, preocupados em actualizar o seu trabalho pedagógico.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents