Document details

Relatório de estágio de mestrado

Author(s): Garcês, Tânia Andreia Mendes

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/985

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Pré-escola; Prática pedagógica; Crianças; Pedagogia participativa; Investigação-ação; Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; .; Centro de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Retrata algumas das experiências vividas na valência a educação pré-escolar aquando do estágio na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada. Uma vez que quem faz da educação o seu campo de ação não pode ter uma mente "vazia", toda a prática pedagógica foi norteada por pressupostos teóricos e metodológicos, sendo que em todos eles não foi esquecida a maneira participativa com que olho a pedagogia. Conceitos como a autonomia, a cooperação, a participação ativa da criança e o envolvimento da família no processo educativo foram fundamentais, na medida em que auxiliaram e enriqueceram o planeamento de todo o trajeto desenvolvido. O educador vive constantemente momentos de reflexão, que visam o aperfeiçoamento da sua intervenção, sendo a investigação-ação uma metodologia auxiliar nesse processo. Ótima como forma de formação ao longo da vida, porque permite "ver" para além da prática e da ação da criança, permitiu-me traçar planos interventivos com o objetivo de responder a algumas questões problemáticas observadas. De realçar que o docente vive um dia de cada vez e deve ser capaz de responder às necessidades, interesses e sugestões das crianças, colocando-as em primeiro plano. Deste modo, o presente relatório explana algumas das atividades desenvolvidas nesta etapa de formação académica que me permitiu aprender a aprender a ser educadora, porque esta caminhada não é o fim de uma formação docente, apenas me abre as portas a novos momentos de aprendizagem.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Fernando Luís de Sousa
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents