Document details

Estudo exploratório dos resultados da aplicação do projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo

Author(s): Rosário, Fernanda Manuela Bonecas do

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/10761

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Combate ao insucesso; Projeto Fénix; Evolução dos resultados escolares


Description

O combate ao insucesso académico e escolar faz parte do sistema educativo desde a democratização do ensino em Portugal. As novas realidades sócio económicas que constroem a escola exigem medidas adequadas aos contextos específicos, à escola concreta. Neste âmbito, surgiu o Programa Mais Sucesso Escolar que promoveu a implementação de projetos feitos e aplicados por escolas, com resultados comprovados. O Projeto Fénix foi uma das modalidades colocadas ao dispor das escolas. Assenta numa organização da escola diferente, numa abordagem flexível do currículo e na promoção do sucesso escolar para além do sucesso académico. O presente estudo pretendeu evidenciar que tipo de evolução se registou nos resultados escolares dos alunos em duas das disciplinas intervencionadas. Concluiu-se que, no geral, a maioria dos alunos manteve as suas classificações ao longo do triénio 2009 – 2012 e que a implementação do projeto promoveu um apoio mais individualizado aos alunos em dificuldades e o desenvolvimento profissional dos professores; #### Abstract: Title: Exploratory study of the results of the implementation of the Phoenix Project – evolution of students’ grades in the subjects of Portuguese Language and Mathematics between 2009 and 2012 in a school from the Alto Alentejo Fighting school failure is a part of the educational system in Portugal since its democratization. The new social and economical realities that compose today’s school demand local and school based responses to the matter. The Program More School Success promoted the implementation of programs built by schools and carried out with a positive outcome. The present study aims to assess the evolution of student’s grades between 2009 and 2012 in the two subjects object of intervention. We have concluded that, in a broader sense, most students maintained their grades between 2009 and 2012 and that the implementation of the project promoted a more individualized support to struggling students and a professional development of the staff.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents