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Avaliação das escolas. Avaliação nas escolas

Author(s): Silvestre, Maria José Silveira Grave

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/10836

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Avaliação interna/autoavaliação; Avaliação externa das escolas; Prestação de contas/acountability; Melhoria organizacional; Resultados escolares; Prestação do serviço educativo; Internal assessment; Self-valuation; External school evaluation; Accountability; Organizational improvement; School results; Provision of educational services


Description

Avaliação das escolas. Avaliação nas escolas Este estudo versa sobre a área temática da avaliação, centra-se na dimensão organizacional, e aprofunda as duas vertentes que compõem a avaliação das organizações escolares: a interna e a externa. Partindo da questão inicial Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado?, traçámos os objetivos da investigação que suportaram toda a reflexão levada a cabo: (i) Conhecer as alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AEE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo”; (ii) Identificar eventuais padrões de alteração registados nas unidades de organização alvo de estudo; (iii) Explicar as divergências ou similitudes encontradas nas eventuais alterações provocadas pelo impacto do processo de AEE. Centrámo-nos numa abordagem predominantemente qualitativa, que teve por base a análise discursiva (entrevistas a atores organizacionais) e documental (Relatórios de escola elaborados pela Delegação Regional do Alentejo da IGE no âmbito da AEE, legislação, páginas web das escolas e institucionais e bibliografia de autor). A investigação permitiu elencar as alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de AEE, destacando-se a existência de uma estreita relação entre a AEE e a AI/AA e a adoção de uma postura organizacional aprendente em algumas delas. A investigação sublinha, porém, a existência de lentidão na alteração de práticas e culturas de escola e a necessidade de aquisição de competências avaliativas, por parte dos diferentes atores organizacionais, que parecem constituir fatores condicionantes da atual falta de sistematicidade nos procedimentos avaliativos organizacionais das escolas portuguesas. O estudo permitiu identificar aspetos que contribuíram para a melhoria dos resultados académicos e do serviço educativo prestado, onde se inclui: a existência de estratégias organizacionais visando assegurar a coerência entre as práticas de ensino e a avaliação; a valorização da AEE enquanto processo formativo; o papel desempenhado pelas lideranças; a integração de atores organizacionais não docentes na vida da escola e parceiros nas equipas de AA; o envolvimento e a responsabilização de todos os atores organizacionais em todas as fases da AA. A falta de sistematicidade nos procedimentos avaliativos organizacionais das escolas portuguesas permite inferir a necessidade da criação de mecanismos de apoio às escolas, dentro do próprio sistema educativo; ### ABSTRACT: Schools evaluation. Evaluation in schools This study is focused in the thematic area of evaluation, centered in the organizational dimension, and it analyses the two dimensions that compose the educative organizations evaluation: the internal and the external dimensions. From the initial question “Which are the effect that the External School Evaluation (ESE) operated in the educative results and the quality of the educative service, we traced the objectives of the inquiry that had supported all the reflection we carried through: (i) To know the alterations that had appeared in the schools, as a consequence of the External School Evaluation process, concerning the ‘results’ and the ‘the educative service’; (ii) To identify eventual standards of alteration in the studied schools; (III) To explain the divergences or similarity found in the eventual provoked alterations . We focus in a mainly qualitative approach, based in a discourse analysis strategy, essentially based on interviews (of the organizational actors), content analysis of de Regional Delegation of Alentejo IGE ESE Reports, legislation, web pages of schools and institutions and author bibliography. The study allowed enumerate the changes that appeared in some schools, as a consequence of the ESE process, to highlight the correlation between the ESE and the self-evaluation, as well as to point out some good intelligent-organizational position concerning self-evaluation procedures. The inquiry underlines, however, the slowness in slowness in the alteration of schools practical and culture and the needs of evaluative abilities acquisition as majors conditioning of the current lack of regularity in the self-evaluative procedures of the Portuguese schools. The study as identify some aspects that had contributed for the improvement of the academic results and educative service, which includes: the existence of organizational strategies aiming to assure the coherence between teaching and evaluation; ESE as a formative evaluation process; the integration of non-professors organizational actors in the school life and the inclusion of partners in the self-evaluation team; responsibility from all organizational actors in all phases of accountability process. The lack of regularity in the organizational evaluative procedures of the Portuguese schools allows the inference of the necessity to creating some mechanisms of schools support, inside the educative system itself.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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