Document details

Impacto do método participativo em processos de educação comunitária: o caso dos grupos associativos rurais do Dumbe-Grande

Author(s): Gomes, Armindo Jaime

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/10884

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Cidadania; Comunidade; Educação comunitária; Educação formal; Educação não-formal; Educação informal; Método participativo; Citizenship; Community; Communitary education; Formal education; Informal education


Description

Trata-se de uma sistematização sobre um projeto educativo não-formal implementado,entre 1997 e 2007, ao longo do litoral centro, na comuna do Dombe-Grande,na perspetiva freireana, por operadores não-governamentaisque, triangularam experiências anglo-saxónicas com latino-americanas e centro-africanas, sustentando assim a escola angolanaresumida na criação de espaços de articulação e concertação comunitárias. O impacto do seu sucesso norteou a nossa intenção de estabelecer comparações dos processospromovidos entre oficiaise comunitários participativos, mensurando a viabilidade de instrumentos didático-pedagógicos nele aplicados, a fim de propor estratégias de um modelo pedagógico sustentável, partindo de indicadores resultantes da experimentação de um colégio associativo rural, hoje assumido como interlocutor legítimo, de comunidades até então excluídas, junto das autoridades locais. A opção pela pesquisa de abordagem qualitativa, porcausa dos resultados práticose impacto influenciados por um ambiente de guerra e paz permitiu listar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças suscetíveis de ter em conta; ### Abstract: IMPACT OF PARTICIPATORY METHOD IN PROCESSES OF COMMUNITY EDUCATION - THE CASE OF RURAL ASSOCIATIVE GROUPS DOMBE-LARGE Its about a systematizationof educational project non-formal implemented, between 1997 and 2007 in along of littoral centre, in Dombe-Grande village, in perspetive nuner by non governmental operator that, experiencedtrianguledanglo-saxon with american-latino and african-centre, so supporting Angolan school resumed in space creation of articulation and communitarianconcertation. The impact of it success leaded our intention to establish comparision of process promoted between official and communitarian participative, reverencing the viability of didático-pedagógico instrument on it aplicated, where suggest strategy of a pedagogic model supporting, starting of indicators resulting of the experimentation in rural associative college, assumed how legal interlocutor of community excluded in local authority. The option of approach vestigation qualitative, from practical resulted and influenced by the war and peace, opportunity, weakness and menace susceptible.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents