Document details

Estratégias para o controlo de infestantes em sistemas de baixo custo nos cereais de Outono-Inverno: o caso do trigo mole (Triticum aestivum L.)

Author(s): Calado, José Manuel Godinho

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11247

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Estratégias para o controlo de infestantes; Cereais de outono-inverno; Trigo mole (Titicum aesticum L.); Sistemas de baixo custo; Controlo de infestantes


Description

Sabendo que a máxima produção não é garantia de se optimizar o rendimento, dever-se-á, cada vez mais, procurar o equílibrio e a estabilidade nos beneficios do uso da terra, tanto na perspectiva económica como na ambiental, sendo assim, necessário preservar e conservar os ecossistemas. A partir desta problemática, definiu-se o objectivo deste trabalho, o qual, pretendia obter informação sobre estratégias para o controlo de infestantes em sistemas de baixo custo nos cereais de Outono-Inverno, particularmente no trigo mole. Durante a experimentação, foi efectuado um alargado número de observações e verificações. Estas incluíram a resposta da emergência de plantas espontâneas perante diferentes níveis de humidade em ambiente condicionado, procurando também, relacionar o seu aparecimento com a temperatura e tendo sido verificado, numa segunda e terceira fase do ensaio, o efeito da perturbação do solo na emergência. Posteriormente, continuou-se a estudar o aparecimento da flora espontânea, mas em condições naturais, onde é determinante a acção de elementos climáticos como a precipitação e a temperatura e, também se observou, numa segunda e terceira fase do ensaio, a influência da perturbação do solo na emergência das plântulas. Simultaneamente, a cultura do trigo mole foi sujeita a vários graus de infestação, resultantes da variação das condições à sementeira, nomeadamente, a proporção de infestação potencial emergida e a preparação da cama da semente, além da aplicação ou não de um herbicida em pós-emergência. Para complementar toda a informação obtida, realizou-se um estudo sobre a flexibilidade de genótipos de trigo mole. Paralelamente, verificou-se a relação de algumas características morfológicas do trigo (taxa de afilhamento e altura das plantas) com os parâmetros da infestação. De acordo com a análise dos resultados, constatou-se que o aparecimento das plântulas espontâneas, é maximizado com um teor de humidade a tender para a capacidade de campo. Verificou-se que esta população foi obtida, sobretudo, a partir das sementes localizadas nos primeiros dois centímetros e meio de espessura do solo. Com o aumento da profundidade de dois centímetros e meio para cinco centímetros, houve algum acréscimo no número de plântulas emergidas, principalmente, da classe Dicotiledónea.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents