Document details

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o processo de aprendizagem em grupos heterogéneos

Author(s): Silva, Ana Mendonça Ferreira da

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11322

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Grupos heterogéneos na educação de infância; Zona de desenvolvimento próximo (ZDP); Desenvolvimento; Aprendizagem; Heterogeneous groups in education of infancy; Zone of proximal development (ZDP); Development; Learning


Description

Este trabalho resulta da pesquisa bibliográfica e da prática de ensino supervisionada (PES) em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem em grupos heterogéneos e contribuir para uma reflexão pedagógica sobre a importância que deve ser dada nas constituições dos grupos no ensino pré-escolar. Os pressupostos teóricos que orientam este trabalho sustentam-se na perspetiva sócio histórica de Vygotsky, nomeadamente no conceito de zona de desenvolvimento próximo – ZDP, que destaca a importância das interações da criança com os outros seres mais competentes, adultos ou crianças. Como abordagem metodológica, optamos por uma recolha e análise de situações observadas na PES com aplicação de questionários à comunidade educativa. Obtivemos resultados com uma grande predisposição ao trabalho com grupos heterogéneos, por nós e por parte da comunidade educativa que considera esta forma de organização como um benefício para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças; Abstract - Supervised Teaching Practice in Preschool Education - The learning process in heterogeneous groups This work is the result of bibliographic research and supervised teaching practice (PES) in context of crèche and pre-school. It has as objective to understand the process of learning in heterogeneous age groups and to contribute for a pedagogical reflection on the importance that must be given in the constitutions of the groups in early childhood education. The estimated theoreticians who guide this work support themselves in the perspective historical partner of Vygotsky, nominated in the concept of zone of proximal development - ZDP that detaches the importance of the interactions of the child with the other more competent beings, adult or children. As methodological boarding, we opt to a retraction and analysis of situations observed in the PES with application of questionnaires to the educative community. We got resulted with a great predisposition to the work with heterogeneous age groups, for us and on the part of the educative community that considers this form of organization as one I benefit for the development and learning of the children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents