Document details

O processo de supervisão pedagógica das atividades de enriquecimento curricular: perceções de professores e supervisores num agrupamento de escolas de Évora

Author(s): Pereira, António Manuel Rocha

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11394

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Perceções; Supervisão; Atividades de enriquecimento curricular; Perceptions; Supervision; Curriculum enrichment activities


Description

Esta dissertação insere-se no domínio das práticas de Supervisão Pedagógica no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular. A implementação destas atividades na escola pública conferiu-lhe novas dinâmicas e preocupações e introduziu importantes alterações nas escolas do 1º ciclo, implicando mudanças na prática dos professores, especialmente no que concerne à assunção de novas funções dos professores titulares de turma. Com este estudo procurou-se caracterizar perceções de professores e supervisores sobre a supervisão das AEC’s num agrupamento escolar de Évora, no ano letivo 2012-2013. A investigação realizou-se em três escolas, regendo-se por uma metodologia mista, de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário e de análise documental. Os resultados revelam preocupações do agrupamento no uso de ferramentas de apoio ao processo supervisivo, mas evidenciam um certo diluir de informação nas etapas cumpridas, indiciando a desvalorização dos momentos reflexivos e a preferência por tarefas burocráticas e de controlo; ### ABSTRACT: The process of Supervision of Curriculum Enrichment Activities - Perceptions of teachers and supervisors in a Group of Schools of Évora This work falls within the field of practice under Supervision of Curriculum Enrichment Activities. The implementation of these activities in public school gave it new dynamics and concerns and introduced important changes in the schools of the 1st cycle, implying changes in teachers' practice, especially regarding the assumption of new roles by classroom teachers. This study sought to characterize perceptions of teachers and supervisors on supervision of the AEC's in a group of schools of Évora, in the academic year 2012-2013. The investigation was carried out in three schools, with a mixed methodology of quantitative and qualitative approach. Data was collected through a questionnaire and document analysis. The results show the concerns of the professionals in this cluster of schools with the use of tools to provide support to the supervision process, but also illustrate a kind of fade out of information during the supervision’s several stages as the moments of reflection are overshadowed by the clear preference shown with bureaucratic and control tasks.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents