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O guia-intérprete: facilitador do turismo cultural

Author(s): Brito, Luís Miguel Lourenço Mendes de

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11646

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Guia-intérprete; Turismo cultural


Description

Os profissionais de informação turística são actores-chave na ligação entre os turistas culturais, o património, as comunidades de acolhimento e toda a hierarquia do sector turístico. O turismo como fenómeno (inter)cultural implica a troca cultural, pelo que importa compreender o papel do guia intérprete e se a troca de culturas se traduz de facto em mudança cultural. O presente estudo caracteriza o comportamento profissional dos guias intérpretes no âmbito do turismo cultural e as competências interculturais que desenvolvem – os conhecimentos, as atitudes e o comportamento – para triunfar na sua profissão. Inclui uma parte teórica sobre o turismo intercultural e a profissão de guiaintérprete e uma pesquisa empírica, com a aplicação de três técnicas de investigação: dois questionários (a 121 guias e a 682 turistas), observação directa de 50 profissionais em contexto de trabalho, no Museu dos Coches, em Lisboa, e entrevistas a 13 guiasintérpretes, entre os quais três decisores de associações profissionais. ### Abstract - Tourist information professionals are key-actors in the connection between cultural tourists, heritage, local communities and all the hierarchy in the tourism sector. Tourism as an (inter)cultural phenomenon implies cultural exchange, therefore is important to understand the tourist guide role and if the exchange of cultures becomes actually cultural change. The present study characterizes the professional behaviour of tourist guides in a cultural tourism environment and the intercultural competences they develop – knowledge, attitudes and behaviour – to have success in their job. It includes a theoretical part about intercultural tourism and the tourist guide profession, and an empirical research, in which three techniques of investigation were applied: two questionnaires (to 121 guides and 682 tourists), direct observation of 50 guides in a working context, the Coach Museum, in Lisbon, and interviews to 13 tourist guides, among them three decision-makers of professional associations.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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