Author(s):
Figueiredo, Fátima Vera Cardoso
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11847
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Escola pública; Ciclo de formação; Matemática; Ensino/aprendizagem e avaliação; Public school; Cycle of formation; Mathematics; Learning and evaluation
Description
Observou-se que a escola de Ciclos ao sinalizar como uma ruptura com o regime seriado instalou novos procedimentos de ensino-aprendizagem, de avaliação e de trabalho pedagógico como um todo, requerendo dos docentes uma preparação que lhes possibilite contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, um de seus objetivos principais. Com isso a missão tradicional da escola fundamental e a do professor, em instruir e ensinar assume nova perspectiva. Exige melhor formação dos docentes, com novos saberes e novas competências profissionais voltadas para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, buscou-se caracterizar as práticas de ensino e de avaliação da Matemática de docentes em Escola de Ciclos em Belém do Pará (Brasil). A pesquisa foi realizada com professores que trabalham na rede municipal de ensino por meio de aplicação de questionários. Os resultados obtidos foram analisados e são apresentados através de análise estatística; ### ABSTRACT: It was observed that the school of Cycles when signaling as a rupture with the seriate regime installed new teaching-learning procedures, of evaluation and of pedagogic work as a whole, requesting of the teachers a preparation that makes possible to contribute them for the student's full development, one of your main objectives. With that the traditional mission of the fundamental school and the one of the teacher, in to instruct and to teach assumes new perspective. He demands the teachers' better formation, with new you know and new professional competences gone back to the success of the students' learning. Through literature research and fieldwork, we sought to characterize the practices of teaching and assessment of mathematics‘ teachers in the School of Cycles in Belem (Brazil). The survey was conducted among teachers working in municipal schools through questionnaires. The results were analyzed and are presented through statistical analisys.