Document details

Processos de ressignificação docente na educação básica: experiências sócio educacionais vivenciadas no ensino modular do Pará

Author(s): Costa, Marina de Sousa

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11849

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Inclusão sócio-educacional; Ensino modular; Professores itinerantes; Narrativas docentes; Saberes da experiência


Description

Este trabalho representa um mergulho nas experiências vivenciadas pelos professores do projeto SOME, no sentido de intercambiar experiências sócio-educativas materializadas na profissão docente. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, privilegiando o enfoque narrativo-interpretativo, amparado no aprofundamento da compreensão das histórias de vida de professores. Aborda aspectos metodológicos e epistemológicos constituintes dos saberes dos professores, com ênfase nos saberes da experiência, que os fortalece no desenvolvimento de práticas pedagógicas itinerantes pela complexa territorialidade da Amazônia paraense; argumenta os fazeres dos professores nos múltiplos cenários educacionais amazônicos; evoca sentido e significado para as narrativas como ferramenta de pesquisa na Educação; discute a educação sob a ótica dos conflitos e contradições imersos na dinâmica social. Sinaliza que as razões pedagógicas dos professores que os sustenta no projeto modular articula-se com uma variedade de experiências pessoais e profissionais, que redimensionam o tempo todo, suas bases de conhecimentos, saberes e práticas; ### ABSTRACT: This research means a deep exploration in teacher’s experiences on “SOME” project, in the way to exchange social and educational experiences in the teaching profession. It’s about a study of case, qualitative nature, privileging the narrative and interpretative approach. Foccus on a deeply understandinding teacher’s life story. It approaches epistemology and methodology aspects in the knouleadgment of them. To improve the development of itinerants pedagogical practices for the complex territoriality of the “paraense” Amazon; it argues to make them of the multiple Amazonian educational scenes; it evokes sensible and meaning for the narratives as tool of research in the education. This education under the optics of signals that the pedagogical resons of the teachers who support them in the “modular” project are articutaled with a variety of personal and professional experiences. Its bases of knowled, to know and pratical.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents