Author(s):
Lima, Renata Ferreira
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/12130
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Ensino; Práticas avaliativas; Matemática; Education; Assessment practices; Mathematics
Description
O estudo das práticas avaliativas dos docentes do curso de licenciatura em Matemática da UFPA é pertinente em vista das perspectivas que se apresentam quanto as interferências que elas assumem sobre os licenciandos, prospectivos professores. Objetiva-se analisar como esses sujeitos concebem a avaliação da aprendizagem. Metodologicamente o estudo está pautado na abordagem qualitativa, representado pela pesquisa bibliográfica complementada por pesquisa de campo realizada com auxilio de questionários contendo perguntas abertas aplicadas a um terço do quadro docente. Verifica-se que as práticas avaliativas dos docentes é eclética, e depende da concepção de educação que eles constroem durante a vivência no processo educativo superior, resultando na adoção de instrumentos e práticas de avaliação diferenciados. Conclui-se que as práticas avaliativas dos docentes do curso de Matemática se pautam nas concepções de ensino, de sociedade, que eles defendem, as quais se materializam no fazer pedagógico; ### ABSTRACT: The study of assessment practices of teachers of mathematics degree in UFPA is relevant in view of the perspectives presented on the interference that they take on student teachers, prospective teachers. This study aims to examine how these individuals perceive the assessment of learning. Methodologically the study is based on the qualitative approach, represented by the literature supplemented by field research conducted with the aid of questionnaires with questions applied to a third of the faculty. It appears that the assessment practices of teachers is eclectic and depends on the concept of education that they build during the experience in higher education process, resulting in the adoption of instruments and different assessment practices. We conclude that the assessment practices of teachers of mathematics should be guided in the conceptions of education, society, they argue, which are materialized in the pedagogical.