Document details

Experiências de aprendizagem em química na área de projecto do 12º ano

Author(s): Freitas, Helena Maria Gomes de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/14076

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora


Description

A Aprendizagem por Projectos parece fundamental para a aquisição e consolidação de conhecimentos, nas opções de 12º Ano, como a Química, com forte componente experimental. Este trabalho compara duas turmas (A e B) de 12º Ano, cuja disciplina de opção era Química e com diferentes abordagens de aprendizagem em AP. Na turma A (controlo) os alunos desenvolveram os seus projectos com temática livre enquanto, na turma B, foi feita abordagem de resolução de problemas na área da Química de Produtos Naturais, através de projectos científicos, sob a orientação da professora de AP em colaboração com investigadores do Ensino Superior. A metodologia aplicada à turma B conduziu a uma progressão mais acentuada na aquisição de conhecimentos de Química e parece ter influenciado as escolhas dos alunos no ensino superior. Concluiu-se que uma abordagem em AP direccionada para uma maior complementaridade com Química parece resultar em melhor aprendizagem e motivação nesta disciplina; ABSTRACT:A Aprendizagem por Projectos parece fundamental para a aquisição e consolidação de conhecimentos, nas opções de 12º Ano, como a Química, com forte componente experimental. Este trabalho compara duas turmas (A e B) de 12º Ano, cuja disciplina de opção era Química e com diferentes abordagens de aprendizagem em AP. Na turma A (controlo) os alunos desenvolveram os seus projectos com temática livre enquanto, na turma B, foi feita abordagem de resolução de problemas na área da Química de Produtos Naturais, através de projectos científicos, sob a orientação da professora de AP em colaboração com investigadores do Ensino Superior. A metodologia aplicada à turma B conduziu a uma progressão mais acentuada na aquisição de conhecimentos de Química e parece ter influenciado as escolhas dos alunos no ensino superior. Concluiu-se que uma abordagem em AP direccionada para uma maior complementaridade com Química parece resultar em melhor aprendizagem e motivação nesta disciplina; ABSTRACT:Project-based learning (PBL) seems to be essential for knowledge acquisition and consoli-dation in the 12th grade subjects with an experimental component, such as Chemistry. The present work compares two 12th grade classes (A and B), whose optional course was Chemistry, using different approaches in AP. The projects themes by the students from control class (A) were freely chosen. In class B, the projects selection was directed to-wards the area of Natural Products Chemistry and a scientific projects development ap-proach was used, under the supervision of the AP teacher, in collaboration with several University Level scientific researchers. The methodology applied to class B lead to a more pronounced knowledge acquisition and it seems to influence student’s choices for undergraduate (college) studies. We can conclude that an approach in which AP is directed towards a higher complemen-tarity with Chemistry seems to result in better learning and motivation in this subject.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents