Author(s):
Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/14668
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Tinturaria; Corantes; Compostos orgânicos; Ligação química; Espetro electromagnético; Atividade experimental; Ensino da química; Dyeing; Dye; Organic compounds; Chemical bond; Electromagnetic spectrum; Experimental activity; Chemistry teaching
Description
No ensino de Química fala-se na “abordagem do quotidiano” e pretende-se “mostrar” ao aluno fenómenos químicos com que ele possa estar familiarizado. Nesta perspetiva, e considerando que o Programa de Química do 10º ano do Ensino Secundário contempla o estudo do espetro eletromagnético, da ligação covalente e uma abordagem simples sobre os compostos orgânicos, propõem-se neste trabalho um conjunto de atividades no âmbito da tinturaria tradicional que permitem exemplificar a importância que estes conceitos assumem no dia a dia e que constituem uma maneira diferente de abordar estes temas no ensino de Química. Os alunos efetuaram tingimento de fibra de lã com corantes naturais: índigo com e sem a presença de redutor em meio básico; garança, casca de cebola e pau campeche utilizando como mordentes alúmen e sulfato de cobre em concentrações diferentes e recorrendo a métodos de tingimento diferentes. Traçaram-se também os espetros de absorção molecular das soluções de mordentes e das soluções padrão de alguns dos cromóforos constituintes dos corantes utilizados, com e sem mordente, que foram relacionados com a cor da solução e, por fim, com a cor da lã tingida e o modo como se estabelece a ligação fibra de lã-mordente-cromóforo. O impacto deste trabalho no processo de aprendizagem foi avaliado através de observação de aula, relatório, teste teórico-prático, e questionário fornecidos aos alunos; ABSTRACT: An everyday life approach is promoted in Chemistry teaching and students are expected to be confronted with chemical phenomena that are familiar to them in their daily lives. Within this scope and taking into consideration that the 10th Form Chemistry Curriculum of Secondary Education includes studying the electromagnetic spectrum, covalent bonding and a simple focus on organic compounds, a set of activities on traditional dyeing are used to exemplify the importance of these concepts in daily life, which constitutes a different way of approaching these subjects in Chemical teaching. The students applied natural dyes to wool fibre: indigo (both with and without the presence of reducing agents), madder (Rubia tinctorum L.), onion, yellow skin, (Allium cepa L.) and campeachy wood (Haematoxylum campechianum L.), using alum and copper sulfate as a mordant in different concentrations and in different dyeing processes. Molecular absorption spectra were also drawn both of mordant and pattern solutions of some chromophores of these dyes (with and without mordant), which were then compared both with the colour of the solution and with the colour of the dyed wool and eventually with the way how the wool fibre-mordant-chromophore bond is set. The impact of the task on the students’ learning process was assessed using direct observation, an activity report, a quiz and a theoretical and practical test.