Author(s):
Angelino, Fernando José de Aires
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/14949
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Empreendedorismo; Ensino do empreendedorismo; Ensino superior; Entrepreneurship; Entrepreneurship Education; Higher education
Description
Este estudo analisa o estado atual do ensino do empreendedorismo no Ensino Superior público politécnico, através de uma metodologia mista de análise aos objetivos, programas, métodos de ensino e bibliografia utilizados, nos quinze Institutos Politécnicos, a nível nacional. Partindo da aplicação de um questionário dirigido a docentes de empreendedorismo, de uma análise exploratória de conteúdo às fichas das unidades curriculares e de uma análise ao conteúdo dos Estatutos das instituições, procura-se um melhor entendimento sobre o estado do ensino do empreendedorismo, no ensino superior politécnico, a nível do primeiro e segundo ciclo de estudos. Os resultados encontrados sugerem, entre vários aspetos, a existência de algumas incoerências na definição e estruturação dos atuais programas de ensino de empreendedorismo, ao nível do Ensino Superior público politécnico; ABSTRACT: This study analyzes the current state of entrepreneurship education in public higher education polytechnic institutes, through a mixed methodology analysis of the objetives, programs, teaching methods and bibliography used at the fifteen polytechnic institutes, at national level. Based on the application of a survey to teachers of entrepreneurship, an exploratory content analysis of the course’s syllabus and a content analysis of the institution’s legal statutes, seeking to better understand the state of entrepreneurship education at the polytechnic institutes for the first and second study cycles. The results suggest, among several details, the existence of some inconsistencies in the definition and organization of existing entrepreneurship teaching programs at public higher education polytechnic institutes.