Document details

Estilos parentais e competências sociais - estudo exploratório com crianças e jovens em acompanhamento terapêutico

Author(s): Barahona, Helena Isabel Louro de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15136

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Parentalidade; Estilos parentais; Competências sociais; Parenting; Parenting styles; Social skills


Description

Nos dias de hoje as funções parentais têm vindo a modificar-se originando o interesse e a preocupação dos diversos investigadores. É neste sentido e compreendendo a grande relevância da temática da parentalidade e o que esta pode influenciar que nos propomos realizar este trabalho. Com este estudo propomos descrever a relação entre os estilos parentais, as competências sociais e a relação entre algumas variáveis sóciodemográficas, género, escolaridade, idade, situação profissional actual e estado civil. O estudo incide sobre uma amostra de crianças/jovens em acompanhamento terapêutico (N=28), tendo sido aplicados os instrumentos de avaliação: Inventário de Estilos Parentais (IEP) e Prova de Avaliação de Competências Sociais/Situacionais para Crianças (PACS). Os resultados sugerem que as variáveis se relacionam entre si através da influência das práticas parentais, os pais utilizam um determinado estilo parental e consequentemente este estilo irá influenciar os comportamentos e atitudes das crianças, isto é, as competências das crianças; ABSTRACT: Nowadays parents functions have been changing and originating the interest and concern of several researchers. It’s in this way and understanding the great relevance of parenthood thematic and they can influence that we propose to realize this work. With this study we propose to describe the relation between parenting styles, social skills and the relation between certain demografic variables, gender, education, age, marital status and current professional situation. The study focuses on a sample of children/young people in therapeutic followup (N=28) being applied avaluation instruments: Parental Style Inventory (IEP) and Proof of Assessment of Social Skills/Situational for Child (PACS). The results suggest that the variables relate to one another through the influence of parenting practices, parents use a particular parenting style and therefore this will influence the behaviors and attitudes of children. that is, children’s skills.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents