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Plano de marketing para o restaurante A Curva do Bacelo

Author(s): Godinho, Luís Nuno Guerra

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15185

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Marketing; Restaurante; Estratégia; Concorrência; Comunicação; Marketing; Restaurant; Strategy; Competition; Communication


Description

As dificuldades que se colocam às empresas de dimensão micro são, na maioria das vezes, ultrapassadas pelos seus responsáveis com recurso a medidas que decorrem, sobretudo, da experiência anterior. Não havendo oportunidade nem conhecimento suficiente, da parte dos responsáveis, para a identificação das variáveis que o mercado introduz, nem da sua influência no respetivo negócio; e numa conjuntura de forte contração económica, a vulnerabilidade destas empresas é ainda maior. O projeto que aqui se apresenta foi desenvolvido no âmbito da tese de mestrado em Gestão da Qualidade e Marketing Agro-Alimentar e visa a elaboração de um Plano de Marketing para o Restaurante a Curva do Bacelo Lda. Os principais resultados evidenciam as seguintes dimensões críticas: comunicação da marca e do serviço suportada no “boca-a-boca”; fraca orientação para atrair novos clientes. Por oposição, um dos pontos fortes identificados consiste na fidelização dos clientes. Parecem contribuir para a capacidade de retenção da empresa a qualidade do serviço prestado, o custo da refeição e um conhecimento profundo dos clientes por parte dos colaboradores da empresa. Face aos resultados apurados o plano que se sugere para a empresa em análise consiste, essencialmente, em aumentar a notoriedade da marca no mercado e o reconhecimento junto dos consumidores com recurso a uma campanha de comunicação suportada na presença internet e redes sociais, o que poderá constituir o canal privilegiado para a atração de novos clientes (público-alvo de faixa etária inferior); ABSTRACT: Micro size companies difficulties are most of the times overcome by measures decided by it owners, although based on their previous experience instead of specific knowledge about variables that are constantly presented by the market. This way these companies will be not able to understand the consequences and furthermore they will not be prepared to cope with these situations, especially within economic recession scenario. This report is aimed to design a Marketing Plan for a micro size company: Restaurante a Curva do Bacelo Lda., under the master degree on ”Gestão da Qualidade e Marketing Agro-Alimentar”. The results from our analysis identified, mainly, the following critical factors: brand and service communication based on “moth-to-moth” and poor orientation regarding new customer targets. On the other hand it was identified as one of the strongest performance indicators, the customers’ loyalty. From our analysis there are, mainly, three factors that are relate to this performance: service quality, it cost and a deeply knowledge from the costumer’s needs and preferences by the employees. Given this the marketing plan suggested is aimed, mainly, to improve the brand notoriety through a communication campaign supported at internet and social networks, which might be, at the same time, the proper channel for attracting new customers (younger than the actuals).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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