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Ginásios: fatores sociais, pessoais e ambientais que levam à adesão, retenção e ao abandono de sócios

Author(s): Silvestre, Vasco Grave

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15571

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Ginásios; Sócios; Adesão; Retenção; Abandono; Gym; Associates; Acess; Retention; Abandonment


Description

A indústria do fitness tem atualmente um impacto significativo na sociedade, sendo que a principal dificuldade destas entidades é a elevada taxa de abandono. As pessoas inscrevem-se e mantêm-se fidelizadas por diferentes motivos, sendo as principais motivações a procura da saúde e a melhoria da condição física. Aplicou-se, a 307 sócios do Every.body, o Questionário de Perceção do Ambiente do Ginásio (QPAG) com o objetivo de identificar a variação da perceção que os sócios têm dos fatores ambientais e pessoais do ginásio, bem como avaliar a importância das relações sócio/sócio e sócio/funcionário. Averiguou-se que a relação sócio/funcionários é uma variável fundamental para a taxa de retenção, sendo que foi o fator mais valorizado (M = 5,279) e que os fatores pessoais foram os menos valorados (M = 3,362). A relação sócio/sócio é mais valorizada pelos homens comparativamente com as mulheres (M = 4,821; DP = 0,841). Relativamente aos fatores ambientais apurou-se que os sócios que utilizavam o horário da abertura do ginásio até às 11 horas foram os que mais os valorizaram (M = 5,423; DP = 0,120); ABSTRACT:Fitness’s industry currently has a significant impact on society, being the main difficulty of these entities dropout’s high rate. People register and maintain their membership for different reasons, and the main motivations are the search for improved health and physical condition. Was applied, to 307 members of Every.body, the Gym’s Environment Perception Questionnaire (GEPQ) in order to identify perception’s change that members have in gym’s environmental and personal factors, as well as evaluate member/member relationship’s and member/staff relationship’s importance. It was found that member/employees relationship is a key variable for retention rate, being this the most valued factor (M = 5,279). Personal factors were the least valued (M = 3,362). Member/member relationship is more valued by men compared with women (M = 4.821, SD = 0.841). Regarding environmental factors it was found that members who used the opening schedule up to 11 hours valued the most this factor (M = 5.423, SD = 0.120).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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