Author(s):
Almas, Luís Miguel Gavelas
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15705
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Educação; Professor; Aluno; Competência; Competência comunicativa; Plurilinguismo; Ensino-aprendizagem; Planificação; Avaliação; Relação pedagógica; Prática reflexiva; Education; Teacher; Student; Competence; Communicative competence; Plurilinguism; Teaching/learning; Planning; Assessment/evaluation; Pedagogical relationship; Reflexive practice
Description
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário, especialidade em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Constitui uma reflexão sobre as práticas educativas levadas a cabo durante o ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, na lecionação da disciplina de Espanhol. O relatório inicia-se com um enquadramento teórico em que se tecem algumas considerações sobre os principais documentos orientadores da Educação e do ensino das línguas estrangeiras em Portugal. Segue-se a reflexão crítica sobre a prática docente, em que se reflete essencialmente sobre a dimensão do ensino e da aprendizagem, passando pela preparação e execução das aulas, sobre a participação na Escola e a relação com toda a comunidade educativa e ainda sobre a dimensão de desenvolvimento profissional; ABSTRACT: The present report was produced within the frame of the supervised Practical Curricular Teaching Unit of the course to achieve the MA. degree in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Schools and Teaching Spanish/French in the Basic and Secondary Schools, focus on Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic and Secondary Schools and Teaching Spanish in Basic and Secondary Schools. In its essence, the report comprises a reflexion on the educational performance carried out over the school year 2011/2012 at Mouzinho da Silveira Secondary School, Portalegre, in the classes of Spanish. The report opens supplying a theoretical background in which considerations are made on the most relevant guiding documents on Education and the Teaching of foreign languages, in Portugal. A critical reflexion on the teaching performance ensues in which the focus falls mainly upon the teaching/learning process, the performance in class, on the participation of school life and the relationship with the whole of the school community, extended to the frame of professional development.