Document details

Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.

Author(s): Franco, Dulce Maria Morais de Amaral

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15767

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Educação e Tecnologia; Ambiente interativo on-line; LMS; Aprendizagem colaborativa; Education and technology; Interactive online environments; LMS platform; Collaborative learning


Description

Neste estudo, analisa-se a utilização de um Learning Management System (Moodle) nas atividades pedagógicas de uma escola básica do 2.º e 3.º ciclo, nomeadamente, aquelas que são potenciadas pelos sistemas de informação baseados em redes de computadores. A utilização desta plataforma compreendeu duas etapas: 1) integração nas tarefas pedagógicas e 2) avaliação da efetividade das suas funcionalidades na aprendizagem colaborativa. Esta fase do estudo envolveu professores e alunos, bem como outros membros da comunidade educativa. Utilizou-se uma metodologia de estudo de caso, envolvendo a observação e registo em contexto, durante a utilização do LMS, a entrevista focus group com professores bem como a análise documental. A realização de uma ação de formação em contexto foi um elemento potenciador da utilização da plataforma Moodle na escola. A apropriação de uma tecnologia pela comunidade escolar envolve um conjunto de etapas, não necessariamente idênticas para todas as comunidades. No entanto, é possível identificar nesta comunidade um conjunto de critérios comuns que a condicionam, os chamados fatores críticos de sucesso. A apropriação ocorre quando a comunidade fagocita a tecnologia, isto é incorpora-a, absorve-a e integra-a. Este processo é facilitado quando se observa: (1) professores capacitados no uso da tecnologia; (2) a existência de suporte e orientação; (3) o apoio do órgão de gestão; (4) um ambiente da escola propício à integração; (5) o envolvimento/motivação dos intervenientes; (6) participação em projetos/parcerias; (7)a natureza da tecnologia e (8) a disseminação dos trabalhos e recursos dos elementos dessa comunidade. Espera-se que este trabalho possa fomentar a reflexão sobre os processos de apropriação de uma tecnologia numa comunidade escolar e, simultaneamente, contribuir no definir de metodologias de utilização de LMS, como o Moodle ou de outros sistemas similares; ABSTRACT: This study analyzes the use of a Learning Management System (Moodle) in educational activities of a Middle School, particularly those that are enhanced by information systems based on computer networks. The use of this platform is comprised two steps: 1) integration into pedagogical tasks 2) evaluating the effectiveness of its features in collaborative learning. This phase of the study involved teachers and students, as well as other members of the educational community. We used a case study methodology, involving observation and recording in context, while using the LMS, the focus group interview with teachers as well as document analysis. Performing an action of training in an enhancer element was the use of Moodle in school. The appropriation of technology by the school community involves a set of steps, not necessarily the same for all communities. However, it is possible to identify a common set of criteria that condition, called critical success factors. The appropriation occurs when the community is phagocytosing technology, i.e., it incorporates, it absorbs and integrates it. This process is facilitated when is observed: (1) teachers trained in the use of technology; (2) existence of support and guidance; (3) support of the management, (4) the school environment conducive to integration; (5) engagement / motivation of participants, (6) participation in projects / partnerships; (7) the nature and technology (8) dissemination of the work and resources of the members of the community. It is hoped that this work will to encourage reflection on the processes of appropriation of technology in the school community and simultaneously contribute to define methodologies use of LMS, such as Moodle or other similar systems.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents