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Temperamento e psicomotricidade relacional "uma visão ecológica da criança na sua competência"

Author(s): Oliveira, Alex Marques Corrêa de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/16334

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Temperamento; Psicomotricidade relacional; Jogo simbólico; Quit; Temperament; Psychomotor relational; Symbolic play; Quit


Description

Este estudo é finalizado para verificar as possíveis mudanças do temperamento em crianças na faixa de três anos de idade, que participam de um percurso de psicomotricidade relacional. Esta pesquisa está baseada no estudo de um grupo de 26 crianças de uma pré-escola italiana na cidade de Lucca. Para verificar os resultados obtidos foram subministrados o QUIT (Questionário Italiano do Temperamento), numa pequena apresentação deste convalidado teste do temperamento e suas variáveis de estudo, que é utilizado em diversas escolas italianas. Considerando que o temperamento é reentrado como um tema de atualidade e de aprofundamentos como base da personalidade, que se refere a resposta psicológica ao conjunto orgânico natural hereditário: exprime impulsos, tendências instintivas, disposições, necessidades, estados emocionais. A psicomotricidade relacional se propõem como um válido método cientifico de ajuda às crianças para prevenção, a instauração, e a consolidação das características temperamentais contraproducentes para o desenvolvimento psico-afetivo. O objetivo deste trabalho é o aprofundamento dos pontos e fundamentos da P.R. suas aplicações e como foi realizado o percurso na pré-escola; ABSTRACT: This study is finalized to verify the possible changes of temperament in children in the age of three years old, involved a journey of psychomotor relational. This research is based on the study of a sample of 26 children in a preschool in the Italian city of Lucca. To verify the results obtained were artificially with QUIT (Italian Temperament Questionaire), a small presentation of validated test of temperament and study variables, which is used in many Italian schools. Whereas temperament is reentered as a topic of current interest and insights as the basis of personality, which refers to the psychological response to all natural organic hereditary: it expresses impulses, instinctive tendencies, dispositions, needs, emotional states. The psychomotor relational propose as a valid scientific method to help children to prevent the establishment and consolidation of temperamental characteristics to counter the psychological and emotional development. The objective is to deepen the foundations of PR points and its applications as the route was held in pre-school.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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