Document details

Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora

Author(s): Reis, José da Paz Pereira Batista dos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/17846

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Educação física; Estágio pedagógico; Ensino básico; Ensino secundário; Prática de ensino supervisionada (PES); Physical education; Pedagogic internship; Preparatory education (junior high); Secondary education (high school); Supervised teaching practice


Description

No culminar do 2°Ciclo de estudos, no Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora, surgiu a minha integração num contexto escolar, com a frequência do estágio pedagógico dentro da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. A PES decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2°Ciclo e Ensino Secundário, no ano letivo de 2011/2012. O presente relatório teve como objetivo descrever e refletir sobre todas as ações efetuadas e vivenciadas relativamente ao processo de ensino-aprendizagem nos dois ciclos. O documento foi organizado tendo como base a estrutura do programa da PES, estando divido em cinco capítulos, um referente à Contextualização onde decorreu o estágio pedagógico e os outros quatro relativos às dimensões: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Por fim, terminou-se com uma breve conclusão sobre tudo o que foi desenvolvido; ABSTRACT: At the end of the second studies cycle, in the Master of Teaching Physical Education in Basic and secondary Education, at the University of Évora, my integration in a school environment took place, with the attendance of teacher training in the curricular unit of supervised teaching practice. The STP was held in the André de Resende Basic School and at Gabriel Pereira Secondary School, in the school year of 2011/12. The aim of this report is to describe and reflect on all the actions performed and observed concerning the teaching-learning process in both school levels. The structure of the STP regulation was the milestone of the organization of this document, divided into five chapters, one describing the context where the teaching­ training took place and the other four regarding the dimensions: Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. Finally, it was included a brief reflection about all that was developed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents