Document details

Depois do ensino superior: transições para a vida adulta dos jovens europeus perante o mercado de trabalho

Author(s): Cachapa, Filipa C.

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/18139

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Transição para a vida adulta; Ensino superior; Educação; Emprego jovem; Europa; Transition to adulthood; Higher education; Education; Youth employment; Europe


Description

Nas últimas décadas a sociedade assistiu a processos de mudança profunda que conduziram a novos comportamentos e a novas formas de ser e estar. Ao contrário do que se verificou em gerações passadas, a idade cronológica é cada vez menos uma referência e importa questionar como é hoje feita pelos jovens a transição para a vida adulta. Actualmente, o espaçamento entre o momento de terminar a frequência do sistema de ensino (nomeadamente, o superior), arranjar um primeiro emprego e todos os restantes acontecimentos que tradicionalmente se seguiam, torna-se maior. No presente estudo, procuramos compreender como é que o contexto social, económico e demográfico dos países europeus, e a frequência do ensino superior, contribuem para ‘novos’ comportamentos dos jovens na transição para a vida adulta, nomeadamente, no que diz respeito ao impacto da questão da empregabilidade. Para isso, numa análise multidisciplinar, que envolve a Sociologia, a Economia e a Demografia, e através de uma metodologia essencialmente quantitativa, procuraremos identificar indicadores que poderão compreender aquelas relações na Europa; ABSTRACT: In recent decades society has suffered deep changes that lead to new behaviours in transition to the different stages along the life course. Contrary to past generations, the chronologic age is no longer a reference; thus, it is crucial to understand how young people do their transition to adulthood. In the past, childhood was followed by a rapid transition to the adulthood in which the majority of individuals, almost sequentially, entered the labour market, left the parental home, got married and had children. Currently, the spacing between the time to complete full education (including higher education) and getting a first job becomes larger. In the present study, we will try to understand how the social, economic and demographic conditions of the European countries and the participation in higher education contribute to "new" behaviours of young people in transition to adulthood, namely, in what concerns employability. Following a multidisciplinary analysis, which involves Sociology, Economy and Demography, and trough a quantitative approach we will try to identify indicators that can describe the relationship between the social and economical background, higher education participation and transition to adulthood in Europe.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents