Author(s): David, Ana Sofia Dias Teles
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/18391
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Literatura portuguesa; Estudos literários
Author(s): David, Ana Sofia Dias Teles
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/18391
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Literatura portuguesa; Estudos literários
Jogar o livro, ler o jogo é um estudo comparatista entre a obra de literatura de leitura juvenil, O Sétimo Herói de João Aguiar, a herança da matéria clássica e o videojogo. São abordados os conceitos de literatura infanto-juvenil, estabelecendo um ponto de partida para o estudo comparatista entre a obra em estudo e a matéria clássica, a questão do mito e do conceito de herói. São igualmente abordados os conceitos de ludologia e descritas as principais técnicas do processo de criação de um videojogo, conduzindo à análise do jogo Prince of Persia, em comparação com os conceitos anteriormente desenvolvidos. Em conclusão são apresentados os pontos de convergência e de divergência entre os fenómenos culturais, livros e videojogos. /ABSTRACT; Play the book, read the game is a comparative study between the juvenil’s book O Sétimo Herói by João Aguiar, the classical motif heritage and videogames. The concepts of children’s and Juvenile Literature are approached, establishing a starting point for the comparative study between the studied work and the classical motif, the myth question and hero concept. Ludology concepts are addressed and the main techniques of a videogame creation process are described, leading to the analysis of the game Prince of Persia, in comparison with previously developed concepts. ln conclusion, the similarities and differences between the cultural phenomena, books and videogames, are presented.