Author(s): Rodrigues, Paulo ; Simões
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/2298
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Pintura; Plutarco; Pintura de História; Iconografia
Author(s): Rodrigues, Paulo ; Simões
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/2298
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Pintura; Plutarco; Pintura de História; Iconografia
Primeira abordagem da análise das "Vidas Paralelas" de Plutarco enquanto fonte e tema da pintura de história, numa baliza cronológica de longa duração que vai do século XV ao século XVIII. Compreender o modo como as figuras retratadas nas "Vidas Paralelas" de Plutarco e os episódios com elas relacionados aí narrados se constituíram, enquanto tema de pintura, na representação de uma ideia de história que, independentemente das contingências circunstanciais que envolveram a produção de cada obra que tomou Plutarco como referência temática ou do sentido concreto que cada autor conferiu à personagem ou ao episódio seleccionado, parece ser estruturante de um conceito de temporalidade evolutiva, cumulativa e civilizadora, iniciada no Renascimento e que ainda perdura.